Cidades Guia Lopes
Servidor do Detran é afastado de cargo de confiança após comentário polêmico sobre Bolsonaro
Declaração feita nas redes sociais gerou reação de deputados do PL e resultou na perda da função comissionada do funcionário público em MS
16/04/2025 15h46
Por: Tribuna Popular Fonte: Da Redação
Fachada do Detran de Guia Lopes da Laguna (Foto: Google/Street View)

Um servidor do Detran de Mato Grosso do Sul foi afastado de seu cargo de confiança após publicar uma mensagem desejando a morte do ex-presidente Jair Bolsonaro. A declaração, feita nas redes sociais, gerou repercussão na Assembleia Legislativa do Estado e culminou na decisão do governo estadual de retirá-lo da função comissionada.

O comentário "morra, capitão", feito em uma postagem sobre a cirurgia a que Bolsonaro foi submetido, foi considerado ofensivo por parlamentares do Partido Liberal (PL), que cobraram providências durante sessão realizada na última terça-feira (15).

O servidor, que atua no Detran-MS na cidade de Guia Lopes da Laguna, é concursado e, portanto, não pode ser exonerado diretamente por conta da manifestação. Contudo, a legislação permite que o governo retire cargos comissionados, o que foi feito pelo secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez.

A decisão foi formalizada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (16). Além disso, o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola, também anulou a portaria que nomeava o servidor como gerente da agência local desde abril do ano passado.

Embora continue no cargo efetivo, o servidor poderá ser alvo de um processo administrativo disciplinar, caso o governo entenda que a manifestação comprometeu a ética e o decoro exigidos no serviço público. O caso reacende o debate sobre os limites da liberdade de expressão dos servidores e o uso das redes sociais para manifestações políticas.