Brasil Brasil
Fraude no INSS: saiba se você foi vítima e como conseguir dinheiro de volta
Entenda como conferir os valores descontados do benefício e excluir mensalidades associativas ou consignados não reconhecidos
24/04/2025 08h24
Por: Tribuna Popular Fonte: CNN Brasil
Dos 7,6 milhões de aposentados e pensionistas que têm descontos no pagamento, o INSS diz ter recebido reclamações de 1,2 milhão sobre descontos indevidos • Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar o extrato de seus pagamentos e identificar descontos associativos realizados sem autorização.

Dos 7,6 milhões de aposentados e pensionistas que têm descontos no pagamento, o INSS diz ter recebido reclamações de 1,2 milhão sobre descontos indevidos.

Na manhã desta quarta-feira (23), a Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal deflagraram uma operação contra um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.

Como verificar se há desconto indevido na aposentadoria do INSS

Como consultar o extrato do benefício do INSS?

O primeiro passo para identificar um pagamento não autorizado é emitir o extrato do pagamento concedido pelo INSS ao aposentado ou pensionista. É possível emitir o histórico de transações por meio do site do Instituto, do aplicativo ou em agências bancárias.

Como consultar o pagamento da “mensalidade associativa”?

Como excluir desconto pelo Meu INSS

Como pedir devolução

O estorno dos pagamentos pode ser solicitado diretamente à associação ou por meio de contato com o INSS para intermediar a situação. Veja o passo a passo:

Como reclamar cobranças indevidas nos benefícios do INSS?

Reclamações e denúncias sobre descontos indevidos de associações ou entidades podem ser feitas no Portal Consumidor.gov.br (https://www.consumidor.gov.br/) e na Ouvidoria do INSS, por meio da Plataforma Fala BR.