As músicas do Elton John não serão apenas elementos para a ambientação de Rocketman, cinebiografia do cantor que chega aos cinemas em maio. Com base nos 15 minutos exibidos para a imprensa na última quinta-feira (11), pode-se notar que o diretor Dexter Fletcher pega emprestada a estrutura de musical para narrar a ascensão do artista e os consequentes problemas da sua vida de excessos no que promete ser uma obra biográfica menos quadradinha do que é habitual.
Como era de se esperar de uma produção sobre o músico, há algo de brega nessa narrativa e esse efeito não vem só dos figurinos extravagantes, que se tornaram sua marca registrada. Fletcher faz realmente uma escolha de abordar a vida do personagem a partir de uma perspectiva fantástica e, ao que parece, não muito protocolar. Ao abrir seu primeiro show nos Estados Unidos com “Crocodile Rock”, o Elton John de Taron Egerton faz o público levitar e ele mesmo não consegue ficar com os dois pés no chão, tamanho o êxtase coletivo. A cena provavelmente não funcionaria em outro contexto, mas a cafonice acaba se mostrando bem-vinda aqui.
É interessante notar que, mesmo com o próprio artista atuando como produtor executivo do filme, Rocketman não parece se abster de mostrar os problemas na sua trajetória. Somente no material exibido pode-se ver seu abuso de álcool, as várias grosserias que diz para seu colaborador de longa data Bernie Taupin, interpretado pelo ator Jamie Bell, e seus momentos de criança mimada com seu empresário John Reid, vivido por Richard Madden. Isso não quer dizer que ele não tenha vetado alguns pontos na narrativa. Mas é positivo saber que, em alguma medida, a história que vai para o cinema não será completamente chapa branca, nem se acanhará de mostrar o que foi a vida deste ícone.
Embora o longa tenha ganhado manchetes por causa de uma cena dita polêmica, que retrata o relacionamento íntimo de Elton John e John Reid e o consumo de drogas, estes minutos de Rocketman não parecem controversos. Talvez, apenas mais ousados. Afinal, criar números musicais a partir de suas canções é mais interessante do que simplesmente usá-las como som ambiente.
Vale notar ainda que o material também deu pequenas prévias de momentos importantes na vida de Elton John. Confira a seguir alguns deles:
MENINO PRODÍGIO
PRIMEIRAS FRUSTRAÇÕES
CONCEPÇÃO DE “YOUR SONG”
PARCERIA COM TAUPIN
VIDA DE EXCESSOS
Mín. 23° Máx. 39°