Cidades Saúde
Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece no sábado
No sábado (10 de maio), as unidades de saúde de Jardim, exceto a rural (Boqueirão), estarão realizando o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe)
09/05/2025 09h04
Por: Tribuna Popular Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação

A vacina é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e dos óbitos relacionados à doença e está disponível somente para os grupos prioritários, determinados pelo Ministério da Saúde, a saber:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
- Gestantes;
- Maiores de 60 anos;
- Mulheres que ganharam bebês há até 45 dias;
- Povos Indígenas;
- Quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores da Saúde;
- Professores do ensino básico e superior (necessário apresentar documento que comprove sua vinculação ativa como professor);
- Caminhoneiros (Deverão apresentar documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas);
- Profissionais das Forças de Segurança e de Salvamento (necessário apresentar  documento que comprove sua vinculação ativa nas forças de segurança e salvamento);
- Profissionais das Forças Armadas (necessário apresentar documento que comprove a sua vinculação ativa com o serviço de Forças Armadas ou apresentação de declaração emitida pelo serviço em que atua);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Trabalhadores dos Correios;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

Se você faz parte de um desses grupos, procure sua unidade de saúde e garanta sua imunização! Não esqueça a caderneta de vacinação e o cartão SUS.

O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação em 2025 e reduzir a sobrecarga dos serviços de saúde do SUS, quando do atendimento em decorrência das doenças respiratórias.

De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante distribuído na rede pública protege contra um total de três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença.

Em 2025, a dose contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração, de acordo com o ministério, pode ser feita junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.