Chuva intensa que caiu na região de Bonito nas últimas 96 horas fez com o que nível do Rio Miranda subisse e atingisse nível de emergência. Por conta disso, a sala de situação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) emitiu aviso de evento crítico, nesta sexta-feira (3), alertando para o risco iminente de alagamento no Distrito Águas de Miranda, em Bonito.
De acordo com o Imasul, as leituras da plataforma de coleta de dados apontam que foi atingido o nível de emergência, com potencial para provocar significativos danos materiais e com risco a integridade humana.
Ainda segundo o instituto, nos últimos quatro dias, choveu o acumulado de 98,6 milímetros no distrito, o que fez com que o nível do rio se elevasse, chegando a 6,12 metros e ultrapassando a cota considerada de emergência.
Para as próximas 24 horas, há previsão de mais chuvas na região e o nível do rio pode subir ainda mais, o que aumenta o risco de alagamentos e pode forçar os moradores das áreas mais baixas a abandonarem suas casas.
A situação atual já fez com que se iniciasse o processo de invasão das águas nas instalações lindeiras ao curso . A coordenação da Defesa Civil foi acionada para as devidas providências.
Em março, o rio também subiu ao nível crítico, atingindo 6,05 metros, mas não houve maiores estragos ou transbordamento.
*Correio o Estado
Mín. 22° Máx. 39°