Diretora de relações de negócios e promoções do Liberty Media, grupo que controla a Fórmula 1, Chloe Targett-Adams está no Rio de Janeiro, onde vai jantar na noite desta quinta-feira com o prefeito da cidade, Marcello Crivella, o governador do estado, Wilson Witzel, representantes do Rio Motorsport (responsável pelo projeto) e empresários. No encontro, no hotel Copacabana Palace, na Zona Sul, Targett-Adams ouvirá das autoridades os próximos passos para a construção de um autódromo na cidade. O Rio já manifestou o desejo de sediar o GP do Brasil a partir de 2021.
O projeto revelado pelo GloboEsporte.com em junho de 2018 prevê a construção de um autódromo em terreno cedido pelo Exército no bairro de Deodoro, Zona Norte da cidade. O edital de licitação já foi publicado, e está prevista a divulgação do vencedor da concorrência na próxima segunda-feira, dia 20.
Projeto pretende construir autódromo no bairro de Deodoro, no Rio — Foto: Reprodução
O edital prevê que o custo da obra será de aproximadamente R$ 700 milhões, com dinheiro oriundo da iniciativa privada. No encontro desta quinta-feira, Chloe Targett-Adams também será informada sobre o modelo de investimentos para as obras e a gestão do complexo.
Segundo os responsáveis pelo projeto, o autódromo receberá, além das corridas, testes realizados por montadoras de automóveis, e os nomes das curvas serão batizados com nomes de patrocinadores. Por sugestão do presidente da República, Jair Bolsonaro, o autódromo se chamará Ayrton Senna em homenagem ao tricampeão mundial de F1.
Largada do GP do Brasil de 2018, em Interlagos — Foto: Getty Images
Promotor do Grande Prêmio do Brasil, Tamas Rohonyi disse esta semana ao jornal "O Globo" que a Fórmula 1 não sairá de São Paulo, que, no entanto, tem contrato com a Fórmula 1 apenas até a temporada do ano que vem. O húngaro radicado no Brasil também disse que não está preocupado com o encontro de Targett-Adams com as autoridades do Rio.
O próprio Rohonyi se reunirá com o Liberty Media no mês que vem em São Paulo. No último fim de semana, o diretor executivo do promotor da Fórmula 1, Sean Bratches, disse à repórter Mariana Becker que ainda não há nenhum contrato assinado nem com São Paulo nem com Rio para depois de 2020.
Novo autódromo no Rio: cronologia do caso
+ junho de 2018 - Grupo apresenta projeto para autódromo
+ junho de 2018 - Dorna assina carta de intenções para prova no Rio
+ junho de 2018 - Promotoras de F1 e MotoGP em sintonia
+ setembro de 2018 - Prefeitura dá último passo antes de licitação
+ novembro de 2018 - Termina consulta pública sobre autódromo
+ dezembro de 2018 - Aviso de licitação é publicado pela Prefeitura
+ fevereiro de 2019 - Anúncio de vencedor é marcado
+ abril de 2019 - Projeto quer tornar terreno área de proteção
+ maio de 2019 - Bolsonaro assina termo de compromisso
*Veja
Mín. 24° Máx. 38°