Cidades Cultura
Técnicos da Saúde de Jardim recebem capacitação para reforçar vigilância contra brucelose humana
Município busca ampliar detecção e controle de doença pouco conhecida, mas com alto potencial de risco para a população
27/06/2025 18h11
Por: Tribuna Popular Fonte: Da Redação
Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (26), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Jardim participaram de uma importante capacitação técnica voltada para a vigilância da brucelose humana. O treinamento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença de fiscais e técnicos de diversos órgãos de controle sanitário, sob coordenação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Ministério da Saúde.

A brucelose humana é uma doença infecciosa bacteriana ainda pouco conhecida pela população, de difícil diagnóstico e baixa notificação, mas com potencial de causar quadros graves e variados. Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 150 casos nos últimos cinco anos — mais de 20 deles somente em Jardim.

“É uma doença capaz de gerar sintomas inespecíficos e atingir diferentes órgãos ou sistemas do corpo, o que dificulta o diagnóstico. Ainda há pouca informação disponível sobre ela, especialmente no âmbito da saúde humana no Brasil”, explicou Jacqueline Romero, gerente técnica das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da SES.

A capacitação teve como foco ampliar a capacidade dos profissionais para identificar e notificar casos suspeitos, além de adotar medidas de biossegurança que reduzam o risco de transmissão, sobretudo entre grupos vulneráveis como trabalhadores rurais (principalmente gestantes), veterinários, funcionários de frigoríficos e pessoas imunocomprometidas.

O consultor técnico do Ministério da Saúde, Marcelo Segalerba Bourdette, destacou que a brucelose é amplamente distribuída em vários países, presente tanto em animais quanto em humanos, o que reforça a necessidade de monitoramento constante. “É fundamental que estados e municípios estejam preparados para fazer frente a essa realidade, investindo em vigilância, diagnóstico precoce e educação em saúde”, ressaltou.

Com ações como essa, Jardim demonstra compromisso em fortalecer a rede de proteção e vigilância em saúde, buscando prevenir complicações e garantir mais segurança para a população.