Policial Mounjaro
DOF apreende veículo carregado com canetas emagrecedoras na fronteira
Prejuízo ao crime organizado foi de R$ 200 mil
30/06/2025 07h38
Por: Tribuna Popular Fonte: Correio do Estado
Canetas Mounjaro apreendidas pelo DOF - DIVULGAÇÃO/DOF

Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam carga de canetas emagrecedoras, na MS-164, em Ponta Porã.

A carga seria entregue em Campo Grande. O prejuízo ao crime organizado foi de R$ 200 mil. Um homem, de 27 anos, foi preso.

Conforme apurado pela reportagem, os militares realizavam um bloqueio na rodovia, quando deram ordem de parada ao condutor de um Volswagen T-Cross. Ele acatou à abordagem e parou o veículo.

Durante a vistoria, os policias localizaram 24 canetas de Mounjaro e uma antena Starlink no interior do carro.

O crime foi configurado como contrabando. Os materiais apreendidos foram encaminhados a Receita Federal de Ponta Porã.

Em 19 de junho, a Polícia Federal apreendeu 140 canetas emagrecedoras similares ao Mounjaro e Ozempic durante fiscalização no Aeroporto Internacional de Ponta Porã.

CANETAS EMAGRECEDORAS

As canetas para emagrecer, como Ozempic e Mounjaro, são remédios injetáveis indicados para a perda de peso nos casos de obesidade ou sobrepeso.

Contém semaglutida, liraglutida ou tirzepatida, que agem reduzindo a velocidade da digestão dos alimentos e diminuem o apetite.

São vendidas apenas com prescrição médica e retenção de receita. Agem da seguinte forma:

As canetas emagrecedoras têm sido utilizadas ilegalmente por pessoas que querem emagrecer rapidamente, sem “burocracia” de treinos e dietas.

A utilização ilegal de canetas emagrecedoras é preocupante devido à busca por perda de peso rápida e sem esforço. Essa prática ignora a necessidade de acompanhamento médico e os riscos à saúde associados ao uso inadequado desses medicamentos.

O uso indiscriminado de medicamentos para diabetes e obesidade, como Ozempic e similares, com fins estéticos, pode gerar consequências graves aos pacientes que se automedicam: a pancreatite é uma delas.