Os dois partidos correm risco de desaparecer em Mato Grosso do Sul e podem se unir já na próxima eleição.
O Cidadania tem uma federação vigente com o PSDB, que vai até abril, mas já consulta o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e filiados sobre a nova aliança.
“Em reunião realizada na noite da última terça-feira (30), a Executiva Nacional do Cidadania decidiu, por unanimidade, autorizar o início das negociações com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) para a construção de uma nova federação partidária. A decisão é fruto de um processo interno de escuta e debate que envolveu diretórios estaduais e lideranças nacionais nos últimos meses, e busca fortalecer o campo democrático em meio à crescente polarização política no país”, diz a nota do partido.
A federação do Cidadania com o PSDB não foi bem aceita por lideranças, por considerarem prejudicial à sigla. Em Campo Grande, por exemplo, na última eleição, dos 30 candidatos a vereador na chapa PSDB/Cidadania, apenas dois eram do Cidadania. O partido não elegeu nenhum prefeito, enquanto o colega de federação, 44.
Atualmente, o PSB tem 15 deputados federais e o Cidadania, cinco. A cláusula de barreira impõe aos partidos a eleição, em 2026, de 13 deputados federais ou ter 2,5% dos votos válidos para Câmara e 1,5% em pelo menos nove estados. Se não cumprirem a meta, os partidos não terão acesso a tempo na propaganda e fundo partidário.
PSB
O PSB tem um deputado estadual, Paulo Duarte, um prefeito (Dr. Gabriel, em Corumbá) e 21 vereadores em Mato Grosso do Sul, mas corre sério risco de desaparecer. É grande a possibilidade de o presidente estadual do partido, Paulo Duarte, deixar a sigla na janela partidária.
O PSB não está nos planos de Eduardo Riedel (PSDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB) para eleição do próximo ano, quando devem trabalhar apenas com três partidos.
A sigla só sobreviverá se o presidente do partido em Campo Grande, vereador Carlão (PSB), tomar frente e lançar uma chapa para deputado estadual. Carlão, assim como os outros 20 vereadores, não poderão deixar o partido porque a janela partidária para vereadores só será aberta em 2028.
Outras federações
Recentemente, PRD e Solidariedade iniciaram tratativas para filiação. O MDB também articula uma aliança com o Republicanos. Concretizada, a federação ainda pode ganhar o PSDB no grupo.
Mín. 8° Máx. 26°