Estado Emprego e Concurso
Estado e 35 cidades de MS aderem a prova nacional para contratação de professores
Gestores locais podem usar a prova como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos
08/07/2025 07h41
Por: Tribuna Popular Fonte: Midiamax
Sala de aula da Rede Municipal de Ensino da Capital (Foto: Divulgação/PMCG)

Mato Grosso do Sul, Campo Grande e 34 cidades do interior abriram vagas para a PND (Prova Nacional Docente), processo seletivo unificado do Governo Federal que vai ajudar estados e municípios a contratarem professores. O período de inscrição vai de 14 a 25 de julho, pelo site da PND, e a prova será em 26 de outubro.

Até quinta-feira (10), o estado e os municípios devem detalhar ao MEC (Ministério da Educação) como pretendem usar os resultados da PND para o ingresso de professores em 2026. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) explica que a PND não é um concurso público, mas um processo independente para contribuir na seleção de professores da educação básica pública.

Os gestores locais podem usar a PND como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos. Por exemplo, a prefeitura de Sonora, no interior de MS, anunciou que, além da PND, vai adicionar uma avaliação de títulos ao processo seletivo municipal.

Lista de cidades

Em MS, além da rede estadual de educação, 35 municípios aderiram à prova nacional. Veja quais:

Brasil

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que 1.508 redes de ensino municipais e 22 estaduais aderiram à PND, o que corresponde a 81,48% dos estados.

Além de Mato Grosso do Sul, as redes de ensino dos seguintes estados aderiram à iniciativa: Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE CIDADES DO BRASIL PARTICIPANTES

LEIA O EDITAL DA PND

Cronograma