Geral Mato Grosso do Sul
Governo de MS reúne prefeitos e equipe técnica em Dourados para fortalecimento da gestão municipal
Encontro Regional do MS Ativo Municipalismo já passou por oito cidades estratégicas do Estado, promovendo capacitação e troca de boas práticas de g...
09/07/2025 17h00
Por: Tribuna Popular Fonte: Secom Mato Grosso do Sul

Encontro Regional do MS Ativo Municipalismo já passou por oito cidades estratégicas do Estado, promovendo capacitação e troca de boas práticas de gestão pública

Segunda maior cidade do Estado e polo regional para 38 municípios, Dourados recebeu nesta quarta-feira (9) o 8º encontro regional do programa MS Ativo Municipalismo. Desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, o seminário tem como proposta ouvir as demandas dos gestores locais e buscar a construção de políticas personalizadas, que atendam às necessidades específicas de cada município.

O encontro, sediado na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), incluiu além de Dourados as cidades de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Douradina, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina.

Representando o governo de MS, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que o encontro promovido em Dourados teve a maior participação de prefeitos e prefeitas em todas as regiões do Estado. Ele falou também sobre as questões apresentadas pelos gestores, como a queda na arrecadação e dificuldades enfrentadas para atendimento na saúde pública.

“Hoje, muitos aqui falaram sobre dificuldade e crise. Mas não há crise que chegue aos municípios que não passe pelos Estados. E é aí que entra a gestão, o planejamento e a importância da troca da experiência entre os entes da administração pública como estamos tendo neste governo”, afirmou.

“O nosso desafio é preparar as prefeituras para que também possam fazer esse enfrentamento e, juntos, encontremos caminhos para levar à nossa população a melhor saúde, a melhor educação e a melhor assistência social”, completou.

Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

O secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Civil, lembrou que até a próxima semana o governador Eduardo Riedel terá completado o ciclo de reuniões individualizadas, na Governadoria, com os gestores dos 79 municípios. A iniciativa, segundo ele, demonstra o respeito e o compromisso do governo estadual com o fortalecimento do municipalismo e com a promoção de soluções compartilhadas que impulsionam o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.

“Eu não conheço nenhum Estado da federação onde o governo do Estado trate os municípios com tanto respeito. O governador Eduardo Riedel cobra diariamente que todas as secretarias trabalhem e olhem para cada município, independentemente do partido e do tamanho. Todos devem ser tratados igualmente em nosso governo, sempre com muito respeito”, garantiu.

Já o prefeito de Dourados, Marçal Filho, em nome dos demais líderes elogiou a iniciativa e lembrou que todas as dificuldades e desafios enfrentados no município recaem sobre os prefeitos.

“Apesar de ser o mais demandado, o município é o que recebe menos. É importante que o governador Eduardo Riedel tenha entendido isso, porque é nos municípios que as coisas acontecem. As pessoas moram nas cidades, por isso esse encontro é fundamental para que o governo do Estado saiba as nossas dores e possa nos ajudar em busca de uma gestão cada vez mais eficiente”, afirmou.

MS Ativo Municipalismo

Os encontros regionais do MS Ativo começaram em maio e já passaram por oito cidades estratégicas, abrangendo as principais regiões do Estado. O próximo e último encontro está marcado para a próxima semana, no dia 15 de julho, em Corumbá.

A iniciativa tem como objetivo principal apresentar o Ciclo 2025 do programa aos 79 municípios, além de oferecer capacitação técnica e fomentar a troca de boas práticas de gestão pública. A programação inclui ainda oficinas temáticas nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, assistência social e desenvolvimento econômico, espaços dedicados à troca de experiências, ao compartilhamento de desafios e à apresentação de melhores práticas adotadas pelos municípios.

Ana Paula Amaral, Comunicação Vice-governadoria
Fotos: Victor Arguelho/Vice-governadoria