A Carteira de Passe Livre Intermunicipal, emitida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, garante a gratuidade no transporte rodoviário intermunicipal (ônibus convencional) a dois públicos prioritários: pessoas idosas, com 60 anos ou mais, e pessoas com deficiência comprovadamente carentes, conforme critérios definidos pela legislação estadual.
O benefício vai além do deslocamento, representando um importante instrumento de inclusão social, ao permitir o acesso a serviços de saúde, atividades culturais, visitas familiares e outros compromissos em diferentes municípios. O Passe Livre fortalece a autonomia, a cidadania e contribui diretamente para a qualidade de vida dos beneficiários.
Em Jardim, todo o processo de solicitação do benefício — desde o atendimento inicial, orientação e triagem até a coleta de documentos e o acompanhamento das solicitações — é realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que são a principal porta de entrada para esse e outros serviços socioassistenciais.
A iniciativa reforça o compromisso do poder público em promover políticas que garantam o direito à mobilidade e ampliem as oportunidades para pessoas idosas e com deficiência, consolidando avanços sociais importantes para toda a comunidade.