Apresentado nesta manhã (15) pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Renato Câmara (MDB), o projeto de lei que institui o "Dia Estadual do Varejista" no Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências. O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
A data será comemorada anualmente no dia 8 de outubro, e também passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado. A matéria considera varejistas as pessoas físicas ou jurídicas que atuam no comércio varejista, caracterizado pela venda de bens ou serviços em pequenas quantidades, diretamente ao consumidor final.
“A matéria tem o objetivo de reconhecer, valorizar e dar visibilidade ao setor varejista do Estado, responsável pela geração de empregos e renda, arrecadação tributária e dinamismo econômico nos municípios sul-mato-grossenses. A escolha do dia 8 de outubro é a data de nascimento de Manoel da Costa Lima em 1866, figura histórica que promoveu a abertura de estradas, o transporte fluvial e a instalação das primeiras linhas telefônicas no território sul-mato-grossenses, e ainda faz alusão ao legado dos povos fenícios, reconhecidos como os primeiros grandes comerciantes do mundo”, justificou o vice-presidente da ALEMS, autor da matéria.