O Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul foi homenageado hoje, 16, pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) com a entrega de moção de congratulação pelo cumprimento integral dos requisitos de habilitação para a Conferência Nacional das Cidades. MS foi o primeiro estado da federação a realizar a Conferência Estadual das Cidades, ocorrido neste mês de junho de 2025.
A honraria foi entregue no gabinete parlamentar, na Assembleia Legislativa, à secretária-executiva Maria do Carmo Avesani Lopez e à a coordenadora Tânia Maria de Souza Marques, extensiva a todos os conselheiros. O presidente Guilherme Alcântara Carvalho também foi agraciado. Eles promoveram conferências locais nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, demonstrando o compromisso do Estado com o desenvolvimento urbano sustentável e com a justiça social.
Durante a conferência, foram debatidas propostas sobre habitação, mobilidade, saneamento, meio ambiente e outros assuntos, para uma cidade mais justa. O evento reuniu mais de 700 pessoas, entre representantes municipais, bem como da Secretaria Nacional de Habitação e da Secretaria Executiva do Conselho das Cidades. Foram eleitos 41 delegados que irão representar o Estado na etapa nacional, em outubro de 2025.
Sobre a Conferência - A 6ª Conferência Nacional das Cidades objetiva construir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e discutir caminhos para cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social. O evento busca a participação da sociedade civil e do poder público na formulação de políticas públicas urbanas e garantir que a população tenha voz na definição de como suas cidades serão no futuro.
Ela se divide em três etapas: municipal, estadual e nacional e envolve o Governo nos três níveis, sociedade civil organizada, como entidades, movimentos sociais, setor privado e cidadãos em geral. O Ministério das Cidades e o Conselho das Cidades são os órgãos responsáveis pela organização da conferência e o tema deste ano é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
Mín. 16° Máx. 32°