Entre os dias 17 e 19 de julho, Jardim recebeu a Caravana da Castração, uma importante iniciativa estadual que promove o controle populacional de cães e gatos de forma ética e gratuita. A ação, coordenada pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal) e vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.
Durante os três dias, foram castrados 401 animais no município — sendo 111 no dia 17, 157 no dia 18 e 133 no dia 19. Além do procedimento cirúrgico, os pets receberam microchipagem, medicamentos e roupinhas pós-operatórias, tudo feito com o apoio de uma equipe técnica especializada e estrutura adaptada, incluindo um ônibus-castramóvel.
Para garantir a segurança dos animais, uma triagem rigorosa foi aplicada antes das cirurgias. No total, 143 pets foram considerados inaptos para o procedimento por fatores como jejum inadequado, obesidade, doenças identificadas (como leishmaniose) e idade avançada.
A ação já passou por municípios como Miranda, Bodoquena e Bonito, e seguirá agora para Porto Murtinho, Nioaque e Anastácio. A meta do projeto em Mato Grosso do Sul é alcançar mais de 20 mil castrações, promovendo o conceito de saúde única — que reconhece a interligação entre a saúde animal, humana e ambiental.
A Prefeitura de Jardim agradeceu o envolvimento dos voluntários, protetores independentes, população em geral e servidores públicos que contribuíram para o sucesso da campanha, reforçando o compromisso da gestão com políticas públicas de proteção animal.