Um projeto de lei protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) solicita a criação de um núcleo estadual de estudos sobre maus-tratos e abandono de animais, para analisar, monitorar e propor políticas voltadas para a prevenção, combate e mitigação dos casos de maus-tratos e abandono de animais.
De autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), a proposta indica que, caso seja criado, o núcleo será vinculado à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), podendo atuar em parceria com instituições de ensino superior, ONGs, conselhos profissionais e outros órgãos públicos e privados.
Ainda conforme o projeto, o núcleo terá as seguintes atribuições:
Assim, o núcleo teria parcerias com a delegacia de proteção aos animais, conselhos de medicina veterinária e zootecnia, centros de triagem e reabilitação de animais e instituições de proteção e abrigos.
Conforme a justificativa do autor do projeto, estudos em outros estados e países demonstram que a criação de núcleos especializados é uma estratégia eficaz para combater o abandono e os maus-tratos de animais. “E a implementação desta Lei reafirmaria o compromisso de Mato Grosso do Sul com a causa animal, alinhando-se às práticas de proteção e bem-estar animal a nível nacional”.
Com a Alems está em recesso, o projeto será analisado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) apenas em agosto.
Mín. 17° Máx. 34°