Evento, que acontece até quarta-feira no auditório da Universidade Federal da Grande Dourados, reúne mais de 2 mil participantes e propõe reflexões para os planos nacional, estadual e municipais de educação
Evento, que acontece até quarta-feira no auditório da Universidade Federal da Grande Dourados, reúne mais de 2 mil participantes e propõe reflexões para os planos nacional, estadual e municipais de educação. Fotos: A. Frota
Com o retorno das atividades escolares do segundo semestre letivo de 2025, educadores de Dourados participam do VII Seminário de Formação Docente, que teve início nesta segunda-feira (4) e segue até quarta-feira (6). O evento conta com uma extensa programação que inclui conferências, mesas-redondas, palestras, apresentações de trabalhos e minicursos, reunindo professores da educação básica e superior, estudantes, pesquisadores e gestores educacionais.
A abertura aconteceu no auditório da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e contou com a presença do reitor da UFGD, Jones Dari Goettert; do prefeito de Dourados, Marçal Filho; do secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva; da presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), Deumeires de Morais, do presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), Thiago Coelho, além de membros do legislativo e demais representantes das universidades. O evento também foi transmitido online e acompanhado de forma simultânea no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do SUl (Uems).
Promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF), o seminário tem como tema “Subsídios para a construção do Plano Nacional de Educação, Plano Estadual de Educação do MS e dos Planos Municipais de Educação”, com o objetivo de fomentar o diálogo entre universidade e escola, fortalecendo políticas públicas educacionais.
A coordenadora do evento, professora Andreia Nunes Militão, destacou o papel do seminário na construção coletiva da formação docente. “Há nove anos temos buscado romper com a hierarquia entre universidade e escola. Hoje é histórico termos um secretário municipal de Educação e o prefeito participando ativamente deste diálogo”, afirmou, ressaltando a presença de mais de 2 mil participantes.
O reitor Jones Dari ressaltou o papel do seminário na construção de uma educação pública de qualidade: “O envolvimento da academia, dos profissionais da rede e dos gestores públicos mostra o compromisso coletivo com o futuro da educação”. Representando o Simted, o presidente Thiago Coelho reforçou que o evento revela um espaço de resistência e luta por melhorias na carreira docente. “Precisamos nos posicionar e discutir juntos os rumos da educação. O diálogo com o atual governo tem sido um avanço importante, o que não acontecia antes”, avaliou.
A presidente da Fetems, Deumeires de Morais, destacou a trajetória do atual secretário de Educação, Nilson Francisco da Silva, por sua origem na escola pública e sua atuação como professor da rede municipal. “Essa conexão com a realidade escolar é essencial para a construção de políticas eficazes”, frisou.
Em sua fala, Nilson enfatizou o compromisso da gestão com a formação contínua dos docentes e a construção participativa do planejamento educacional da próxima década. “Estamos visitando as escolas, ouvindo os profissionais e queremos construir metas reais e alcançáveis”, afirmou.
O prefeito Marçal Filho lembrou que, desde o início de sua gestão, em janeiro, priorizou o diálogo com instituições de ensino e com o sindicato da categoria. Ele lembrou que, assim que eleito, tratou de se reunir com os reitores e diretores das universidades públicas e particulares de Dourados, para estreitar relacionamento e buscar apoio na construção de uma educação melhor.
Marçal Filho reafirmou o compromisso com o ensino de qualidade. “Educação e saúde são pilares do nosso mandato”, enfatizou. “Já dialogamos com o Simted sobre o reajuste do piso dos professores e seguimos com ações para melhorar a infraestrutura das escolas e a valorização dos profissionais”, disseo prefeito, acrescentando que o professor exerce papel fundamental na formação de cidadãos. “Há professores que se tornam referência para a vida inteira de um aluno”, completou.
Programação
A conferência de abertura contou com a participação de Zara Figueiredo (SECADI/MEC), que abordou “Diversidade e Inclusão: perspectivas para o novo PNE”. O evento conta ainda com Palestrantes: Daniel Cara (USP), Wanderley Codo (UnB) e Roberto Leher (UFRJ), em debates temáticos. As mesas-redondas contarão com representantes da FNE, CNE e CNTE, na discussão dos rumos do Plano Nacional de Educação. Já as apresentações de trabalhos serão nas modalidades comunicação oral, relato de experiência e pôster, com publicação nos anais do evento (ISSN 2594-746X). Os minicursos terão temáticas como saúde mental, inovação, práticas inclusivas e combate ao bullying.