A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu nesta terça-feira (5) a visita de uma comitiva escolar de Chapadão do Sul, dentro das ações do projeto “Câmara Vai à Escola”. A recepção foi feita pelo deputado estadual Londres Machado (PL), um dos nomes mais emblemáticos da política sul-mato-grossense, que compartilhou sua trajetória com os alunos e falou sobre a importância do envolvimento da juventude na construção de uma política mais participativa e consciente.
O projeto “Câmara Vai à Escola”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Chapadão do Sul e inspirado em ações semelhantes realizadas em todo o país, busca aproximar o Poder Legislativo da comunidade escolar, oferecendo vivências educativas e interativas. Com ele, os alunos conhecem o papel dos vereadores, o funcionamento dos poderes e a importância da atuação cidadã desde cedo.
No plenarinho, antes da visita guiada às dependências da Casa, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o deputado Londres Machado, parlamentar constituinte e ex-presidente da Assembleia por sete mandatos, sendo o primeiro presidente da Assembleia Estadual Constituinte, responsável pela promulgação da Constituição de MS, em 1979. “Essa história é um legado. Os jovens precisam se interessar pela boa política, inspirando-se em quem serve com espírito público. A renovação é natural e necessária. A política precisa da juventude participando, votando, se expressando”, destacou o parlamentar, que soma 52 anos de vida pública.
A comitiva, composta por cerca de 50 pessoas entre estudantes, professores, vereadores e servidores, também programou visitas a outros poderes. O presidente da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, vereador Mika (PP), relembrou a transformação que o projeto vem promovendo: “Há quatro anos, nossos estudantes não acreditavam mais na política. Com essa iniciativa, conseguimos mostrar a eles a importância dos três poderes e, principalmente, do protagonismo de cada cidadão”.
Entre os 19 alunos de 12 escolas diferentes que participaram da visita, o estudante Marcelo dos Santos Domingues Junior, do segundo ano do ensino médio, avaliou a experiência como marcante. “É uma honra conhecer essa estrutura e entender de perto o funcionamento da política. Hoje em dia, isso é raro, e iniciativas como essa fazem a diferença”.
Para o secretário municipal de Educação de Chapadão do Sul, Gustavo Maluf, o projeto representa um avanço na formação cidadã dos jovens. “É um projeto maravilhoso, que quebra barreiras e mostra que a política pode, sim, ser um caminho para transformação. Precisamos de uma política acolhedora, que dialogue com o futuro desses alunos como cidadãos”.
Mín. 16° Máx. 20°