Geral Legislativo - MS
ALEMS cria comenda para reconhecer trabalho das Filhas de Jó
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou nesta quarta-feira (6), por unanimidade, o projeto de resolução que institui a Comenda do Mé...
06/08/2025 13h11
Por: Tribuna Popular Fonte: Assembleia Legislativa - MS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou nesta quarta-feira (6), por unanimidade, o projeto de resolução que institui a Comenda do Mérito Legislativo das Filhas de Jó Internacional. A proposta é de autoria do deputado estadual Zé Teixeira, segundo vice-presidente da Casa de Leis.

A honraria será concedida anualmente, preferencialmente na semana do dia 9 de março — data em que se celebra o Dia Estadual das Filhas de Jó Internacional, conforme a Lei nº 3.832/2009, também de autoria do parlamentar.

A entrega ocorrerá em sessão solene e poderá contemplar até sete homenageadas por edição, indicadas pelo Conselho Guardião Jurisdicional ou Grande Conselho Guardião de Mato Grosso do Sul. Os deputados Júnior Mochi e Mara Caseiro assinaram a co-autoria do projeto de Zé Teixeira.

A comenda tem como objetivo reconhecer integrantes da organização — jovens ou líderes adultas — que se destacam por ações pautadas na fraternidade, filantropia e nos valores morais e espirituais promovidos pela Ordem. Criada em Mato Grosso do Sul no ano 2000, com a fundação do Bethel nº 01 em Campo Grande, a instituição conta atualmente com nove betheis distribuídos em diversas cidades do Estado.

As Filhas de Jó são uma organização paramaçônica voltada para meninas de 10 a 20 anos, que participam de atividades de formação ética, espiritual e cidadã, incluindo trabalho voluntário em creches, hospitais, asilos e outras entidades assistenciais. Fundada em 1920 nos Estados Unidos, a Ordem tem como inspiração o versículo 15 do capítulo 42 do Livro de Jó: “Em toda a Terra não se encontraram mulheres tão formosas como as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.”

Para o deputado Zé Teixeira, a criação da comenda é uma forma de reconhecer a contribuição da instituição na formação de jovens sul-mato-grossenses. “Essa comenda é uma forma de valorizar não apenas as meninas que integram a Ordem, mas também os adultos voluntários que se dedicam à formação dessas jovens com base em valores sólidos de fraternidade, patriotismo e solidariedade”, afirmou.