Geral Legislativo - MS
Assembleia Legislativa celebra Dia do Advogado com homenagens a profissionais
Para homenagear a excelência profissional daqueles que contribuem de forma significativa para a advocacia, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso ...
07/08/2025 21h51
Por: Tribuna Popular Fonte: Assembleia Legislativa - MS

Para homenagear a excelência profissional daqueles que contribuem de forma significativa para a advocacia, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou, na noite desta quinta-feira (7), a sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antônio Siufi. A honraria, instituída pela Resolução 43/2012 , é concedida a advogados que se destacam no exercício da profissão no estado.

A cerimônia, alusiva ao Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto, é uma proposição do deputado estadual Lidio Lopes (sem partido) e aconteceu no Plenário Deputado Júlio Maia, no Parlamento. Durante o evento, o Coral da ALEMS apresentou um repertório de música popular brasileira sob a regência do maestro Nillo Cunha.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Proponente do evento, Lidio Lopes celebra os defensores da justiça em MS

De acordo com o deputado Lidio Lopes, a solenidade destaca a importância da advocacia. “É uma honra para nós presidir mais uma sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antônio Siufi, principalmente em reconhecimento aos advogados que militam no dia a dia, que labutam nas causas jurídicas, que praticam o bom direito e, acima de tudo, defendem a justiça. Para mim, é uma honra presidir a sessão e ver essas pessoas sendo homenageadas”, afirmou.

O parlamentar ressaltou, ainda, que a cerimônia valoriza profissionais que representam Mato Grosso do Sul em nível nacional. “A cada ano, essa sessão tem uma participação efetiva da sociedade, porque temos profissionais renomados que se destacam em todo o Brasil. É sempre importante lembrar e homenagear os advogados neste 11 de agosto, data comemorativa da advocacia”, salientou.

Após a apresentação dos coralistas, foram lidos os currículos dos advogados homenageados, todos regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).

Em nome dos agraciados, o advogado Carlos Adão Nogueira Lopes, presidente da 30ª Subseção da OAB em Iguatemi, destacou a emoção e o orgulho de participar da solenidade. “Estamos muito felizes e até emocionados com essa homenagem, pois é a valorização do advogado sul-mato-grossense, de pessoas que realmente são guerreiros na nossa profissão, que lutam pela justiça, pela democracia e pela liberdade. Ficamos felizes porque a Assembleia Legislativa vem homenageando e respeitando a advocacia sul-mato-grossense com essa honraria”, afirmou.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Carlos Adão Lopes destaca a emoção de representar a advocacia de MS

Com anos de atuação na advocacia, ressaltou o significado pessoal de receber o reconhecimento. “No meio de tantos advogados que Mato Grosso do Sul tem, receber essa homenagem da Assembleia Legislativa nos deixa muito felizes e emocionados. É algo que levarei para o resto da vida. É uma homenagem brilhante, que leva o nome de um advogado que foi destaque no nosso estado.” Ao falar sobre a profissão, Lopes definiu a advocacia como um chamado especial: “Advocacia é um presente de Deus e eu sempre digo que é um dom. Não é qualquer cidadão que se torna advogado da noite para o dia. Pode até ter uma faculdade, mas advogar é uma arte. É preciso muita dedicação, coragem e determinação. Isso nos enche de prazer”, pontuou.

A mesa oficial contou com a presença de autoridades como a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Carlos Eduardo Contar; o deputado e vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), Junior Mochi (MDB); o procurador de Justiça, representando o Ministério Público do Estado (MPE-MS); a família do homenageado que dá nome à medalha, Antônio Siufi Neto; a vice-presidente da OAB-MS, Marta do Carmo Taques; e o vereador Leinha, representando a Câmara Municipal de Campo Grande. Também prestigiaram a solenidade os deputados estaduais Mara Caseiro (PSDB), Caravina (PSDB), João Henrique (PL) e Paulo Duarte (PSB). 

O procurador de Justiça Antônio Siufi Neto falou sobre a emoção de participar da solenidade em alusão ao Dia do Advogado, que homenageia Jorge Antônio Siufi – seu pai. “É um grande prazer falar de Jorge Antônio Siúfi, que foi um pioneiro na advocacia sul-mato-grossense. Na década de 1960, papai foi promotor de justiça em Dourados. Começou a carreira como promotor, depois passou a advogar aqui no estado, foi presidente da OAB, procurador-geral do Estado e entrou para a história por ter escrito a letra do Hino de Mato Grosso do Sul. Isso marcou sua atuação – não só como jurista, mas também como cidadão.” Ao falar do legado familiar e da continuidade da profissão, destacou o orgulho pessoal e a emoção da homenagem. “Eu ingressei no Ministério Público seguindo o legado que papai deixou, e meus filhos são advogados. Minha filha advoga em São Paulo e meu filho advoga aqui na capital, e hoje ele também recebe a medalha – para nós é uma grande honra e uma grande conquista.” Para finalizar, sintetizou o sentimento da família ao celebrar o nome e a obra do patriarca. “Para a família, é um grande prazer estarmos aqui reunidos, celebrando seu nome, sua história e seu legado.”

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Vinicius Siufi homenageia o avô e exalta seu legado na advocacia

Para também falar em nome da família, o advogado Vinicius Castro Siufi, neto de Jorge Antônio Siufi, expressou emoção ao homenagear o avô. “Hoje cabe a mim a nobre e profundamente emocionada missão de prestar homenagem a um homem cuja trajetória não pertence apenas à nossa família, mas ao patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso do Sul: meu avô, Jorge Antônio Siufi. Homem de muitas vocações, Jorginho, como era carinhosamente chamado, foi advogado, presidente da OAB, procurador-geral na divisão do Estado de Mato Grosso, defensor público da União, professor, membro da Academia de Letras, cronista e, acima de tudo, servidor da justiça e da cultura do nosso Estado”. O advogado ressaltou ainda: “A Medalha do Mérito Advocatício que leva o seu nome, concedida a colegas e operadores do direito que se destacam pela ética e pelo serviço à justiça, é reflexo vivo de sua vida: uma advocacia comprometida com valores, com a defesa do cidadão e com o respeito às instituições, sem jamais perder de vista a sensibilidade humana”. Ao final, Vinicius destacou o orgulho familiar e a importância do reconhecimento coletivo: “Como neto, carrego comigo o orgulho de sua memória e o peso suave de um legado que inspira. Como cidadão sul-mato-grossense, compartilho a gratidão de um povo que canta suas palavras com o peito erguido. Em nome da família Siufi, agradeço à Assembleia Legislativa, à Ordem dos Advogados do Brasil e a todos os indicantes que continuam fazendo desta medalha um símbolo de reconhecimento verdadeiro - o mesmo ideal que norteou a vida do meu avô. A todos os homenageados desta noite, meus sinceros cumprimentos. Saibam que esta medalha é mais do que uma distinção: é uma linguagem”.

A vice-presidente da OAB Seccional Mato Grosso do Sul, Marta do Carmo Taques, ressaltou a relevância do reconhecimento prestado pela Assembleia Legislativa aos advogados. “A importância é muito grande porque esses advogados representam, na verdade, toda a advocacia de Mato Grosso do Sul. Estar recebendo essa honraria – que eu já tive a oportunidade de receber – significa mostrar à sociedade a importância do advogado, que defende a ordem democrática, a cultura e a cidadania”, afirmou. Ela contou que mantém sua medalha exposta em seu gabinete como inspiração para os profissionais que estão iniciando a carreira. “Faço questão de deixá-la lá para que todo jovem na advocacia que passe por lá veja. Muitos olham e dizem: ‘Um dia eu também gostaria de receber essa honraria’.” Reforçou que a atuação da advocacia abrange todas as fases da vida. “Com certeza, todo cidadão precisa de um advogado. Desde uma criança que está no útero, que já tem direitos adquiridos, até mesmo na morte e depois dela, todos precisam de um advogado”, concluiu.

Homenageados

Os homenageados da noite foram: Carlos Adão Nogueira Lopes, Cecília Saad Cruz Rizkallah, Silmara Salamaia Gonçalves, Vinícius Castro Siufi, Ulisses da Silva Rocha, João Henrique Rorato Guedes de Mendonça, Fernanda Fontoura Ribeiro Name, Caio Henrique Cristaldo Braga, Pablo Arthur Buarque Gusmão, Cid Eduardo Brown da Silva, Fabrício Venhofen Martinelli, Roberto Ajala Lins, Willian Wagner Maksoud Machado, Matheus Sayd Bellé, Emanuelle Rossi Martimiano, Thalita Rafaela Gonçalves Peixoto, Edmilson Antonio Pattini Junior, Nelci Delbon de Oliveira Paulo, André Luiz Bittencourt, Gabriela Mussi Ozório Ferrari, Luis Eduardo Bernardes Kussarev Al-Contar, Afeife Mohamad Hajj, Allyne Jullyane Romanosque, Delasnieve Miranda Daspet de Souza e João Antonio Argirin de Figueiredo.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Autoridades enalteceram a importância do trabalho dos defensores da justiça 

Proponente da cerimônica, o deputado Lídio Lopes agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento e parabenizou os homenageados, destacando a importância de cada profissional construir sua própria trajetória na advocacia, inspirando-se no exemplo deixado por Jorge Antônio Siufi. “Nós deixamos um legado e construímos uma história - e esse é o legado que ouvimos aqui, tão bem lembrado pelo neto do saudoso Jorge Antônio Siufi. Então, doutores, escrevam a sua história e deixem o seu legado na advocacia de Mato Grosso do Sul. Parabéns e que Deus abençoe a todos”, afirmou.

Medalha

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Advogados receberam a Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antônio Siufi

O nome da comenda é uma homenagem ao defensor público da União, Jorge Antônio Siufi. Nascido em Campo Grande em 1932, formou-se em Direito na Universidade Nacional do Rio de Janeiro. Foi nomeado promotor de Justiça da comarca de Dourados, onde atuou entre 1961 e 1963, transferindo-se logo em seguida para Campo Grande.

Em 1964, foi nomeado advogado de ofício na Auditoria Militar da União. Foi presidente da OAB em Campo Grande, professor da Faculdade Católica de Direito de Mato Grosso e procurador-geral adjunto de MS, com a divisão do estado, em 1979. Em 1980, como procurador-geral do Estado, foi convidado a integrar a Escola Superior de Guerra.

O defensor compôs a letra do Hino do Estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com o colega Otávio Gonçalves Gomes. Gravou CD, publicou livros de crônicas, foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e um dos fundadores do Rádio Clube, em Campo Grande. Siufi faleceu no dia 14 de março de 2011.

Serviço

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela   TV ALEMSRádio ALEMS  e pelas plataformas digitais oficiais da Casa de Leis:  Facebook Instagram Twitter  e  Youtube , além do  Portal da ALEMS . Confira abaixo o evento na íntegra: