O evento, dia 16 de setembro,contará com a participação de diversas instituições, incluindo a Secretaria de Estado de Educação, Ministério Público, Defensoria Pública, Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação
Equipe da Secretaria Municipal de Educação com os vereadores que participaram da reunião para discutir detalhes da audiência pública. Foto: Assecom
A Secretaria Municipal de Educação recebeu nesta quinta-feira (14) a Comissão de Educação da Câmara Municipal para discutir a realização de uma Audiência Pública que buscará soluções para a demanda por vagas na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Dourados. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, sua equipe técnica e os vereadores Elias Ishy (presidente da Comissão), Rogério Yuri e Sérgio Nogueira.
O município enfrenta desafios significativos no atendimento à demanda por vagas, especialmente nas séries iniciais. Um agravante é que a última escola construída pela prefeitura foi entregue há 14 anos, em 2011. Durante a reunião, foi definida a realização da Audiência Pública para o dia 16 de setembro. A determinação do prefeito Marçal Filho é para que a Secretaria de Educação discuta com os demais setores soluções para a problemática do déficit de vagas na rede municipal.
O evento contará com a participação de diversas instituições, incluindo a Secretaria de Estado de Educação, Ministério Público, Defensoria Pública, Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) e demais órgãos interessados, além da Câmara de Vereadores e da Secretaria Municipal de Educação.
O secretário Nilson Francisco destacou a importância da união de esforços: “Precisamos unir a sociedade para resolver os problemas enfrentados pela rede municipal em relação à oferta de vagas”, enfatizou. “Nossas escolas estão lotadas e precisamos buscar alternativas para que nossas crianças não tenham seu direito à educação negado”, completou.
Já o vereador Elias Ishy enfatizou a necessidade de um trabalho conjunto: “É fundamental um planejamento integrado entre Estado e Município para criar novas vagas, além de reduzir a evasão escolar”, argumentou. “É necessário o envolvimento de gestores, comunidade escolar, sindicatos e demais autoridades na elaboração de um plano de curto, médio e longo prazo, a fim de superar os desafios da falta de vagas e oferecer melhores condições de trabalho e valorização aos profissionais, garantindo que Dourados ofereça uma educação pública de qualidade”, defendeu.
A Audiência Pública do dia 16 de setembro representa um importante passo na busca por soluções conjuntas para o desafio das vagas escolares em Dourados. A participação de diversos setores da sociedade e do poder público demonstra o compromisso coletivo com o direito fundamental à educação e a construção de políticas públicas eficazes para as crianças do município.