Geral PM - MS
Polícia Militar realiza palestra em Ladário sobre segurança pública e perigos da internet
Na tarde do dia16 de agosto, aChácara do Rancho, em Ladário, foi palco de mais uma etapa do ciclo de palestras promovido pela Polícia Militar, a co...
18/08/2025 17h51
Por: Tribuna Popular Fonte: PM - MS

Na tarde do dia16 de agosto, aChácara do Rancho, em Ladário, foi palco de mais uma etapa do ciclo de palestras promovido pela Polícia Militar, a convite do vereadorJoão Brito. O evento reuniu cerca de100 adolescentesda região e teve como objetivo orientar os jovens sobre segurança pública e os riscos do uso inadequado das redes sociais.

A iniciativa, que começou emjunho deste ano na Escola 02 de Setembro, tem se expandido por diferentes instituições de ensino e espaços comunitários, levando informação e conscientização à juventude. A próxima palestra já está marcada para o dia19 de agosto, na empresaGranel, onde os mesmos temas serão discutidos com outro público.

Na primeira parte do encontro, os militares abordaram dicas práticas de segurança, enfatizando a importância de acionar o telefone190sempre que houver flagrante de delitos como brigas, furtos ou roubos. Um dos destaques foi o combate ao furto e roubo de celulares, ocasião em que os estudantes aprenderam, de forma prática, como realizar o rastreamento de aparelhos por meio de aplicativos específicos.

Foram apresentadas ainda ferramentas tecnológicas que estão disponíveis à população:

Os policiais também explicaram a importância do númeroIMEIdos celulares, alertando que a compra de aparelhos de origem ilícita pode caracterizarreceptação culposa, mesmo sem intenção criminosa.

Na segunda parte, a palestra focou nos riscos do ambiente virtual, destacando situações comuns enfrentadas por adolescentes:

Além da conscientização, foram repassadas orientações práticas de proteção: não compartilhar fotos íntimas, desconfiar de pedidos de amizade de desconhecidos, não aceitar desafios arriscados, manter as redes sociais privadas e nunca compartilhar senhas.

Os jovens também foram orientados sobre como agir em caso de violência ou ameaça: guardar provas, não apagar mensagens suspeitas, bloquear o agressor, procurar um adulto de confiança e denunciar por meio dos canais disponíveis, como oDisque 100, oConselho Tutelar, aDelegacia de Polícia Civile aPolícia Militar pelo 190.