Cidades Cidades
Papa nomeia Frei Pedro Cesario Palma novo bispo da Diocese de Jardim
Religioso paranaense de 63 anos assume após oito meses de vacância, sucedendo Dom João Gilberto, transferido para a Diocese de Lins (SP)
25/08/2025 08h43
Por: Tribuna Popular Fonte: Da Redação
Frei Pedro Cesario Palma agora é o novo bispo da Diocese de Jardim (MS). — Foto: CNBB

A Diocese de Jardim (MS) tem um novo bispo. O Papa Leão XIV nomeou, na última sexta-feira (22), o frei Pedro Cesario Palma, de 63 anos, atual pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Umuarama (PR). A escolha encerra um período de quase oito meses em que a diocese estava sem liderança episcopal, desde a transferência de Dom João Gilberto de Moura para a Diocese de Lins (SP), em dezembro do ano passado.

Natural de Lavrinha, distrito de Pinhalão (PR), Frei Pedro possui longa trajetória religiosa e acadêmica. Ingressou no seminário em 1977, professou os votos perpétuos em 1991 e foi ordenado padre no ano seguinte. Atuou como missionário, formador, pároco e ocupou cargos de liderança na Província dos Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina, chegando a ser ministro provincial em duas ocasiões. É mestre em Teologia Fundamental pela Universidade Gregoriana de Roma, pós-graduado em Filosofia pela PUC-Minas e também formado em Jornalismo.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou a nomeação em mensagem oficial, destacando a missão pastoral do novo bispo. “Receba, como futuro membro desta Conferência Episcopal, nossos cumprimentos fraternos pela missão recebida, rogando a Deus que o conduza e inspire a realizar, com zelo pastoral e serviço amoroso, o encargo ora confiado”, registrou a nota.

A Diocese de Umuarama, por sua vez, agradeceu o trabalho do frei ao longo dos anos e desejou êxito em sua nova missão. “Expressamos profunda gratidão por tudo o que realizou entre nós e imploramos a Deus graças para o bom êxito de sua nova missão”, diz o comunicado.

Diocese de Jardim

Criada em 1981 pelo Papa João Paulo II, a Diocese de Jardim está vinculada à Arquidiocese de Campo Grande e tem como padroeira Nossa Senhora de Fátima. Com sede na Catedral que leva o nome da santa, abrange quase 70 mil km² e reúne 13 paróquias. Desde a sua criação, já foi conduzida por quatro bispos.

Com a chegada de Frei Pedro Cesario Palma, a expectativa é de que a diocese retome suas atividades pastorais com novo vigor. O religioso assume oficialmente nos próximos meses, após cerimônia de posse que deve reunir fiéis de toda a região.