Policial Policial
Procurado pela Interpol, líder de facção mexicana planejava expandir negócios no Paraguai
‘El Abuelo’ (o avô) foi preso no sábado (13) em uma mansão na cidade de Mariano Roque
15/09/2025 08h35
Por: Tribuna Popular Fonte: Midiamax
Criminoso já foi da polícia mexicana. (Fotos: Reprodução, Senad)

Hernán Bermúdez Requena, conhecido como ‘El Abuelo’ (o avô) ou ‘Comandante H’, e apontado como membro do Cartel de Jalisco Nueva Generación, tentou usar o Paraguai como base para suas operações criminosas após fugir do México devido a conflitos internos. Ele foi preso no sábado na cidade de Mariano Roque.

A informação foi divulgada pelo ministro da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, Jalil Rachid, que confirmou a entrada recente de ‘El Abuelo’ no país com sua esposa.

As autoridades paraguaias, em conjunto com a Interpol, agiram rapidamente após receberem um alerta do México sobre movimentações financeiras suspeitas ligadas a Bermúdez Requena.

A investigação revelou que ele havia alugado uma casa de luxo, que servia como refúgio, enquanto planejava estabelecer uma nova célula de seu cartel no Paraguai.

“Acreditamos que, se ele tivesse tido mais tempo, poderia ter estabelecido uma rede criminosa no Paraguai, pois é procurado no México por diversos tipos de crimes”, enfatizou Rachid durante entrevista coletiva online que o Jornal Midiamax participou.

‘El Abuelo’ enfrenta acusações de fraude, sequestro-relâmpago, tráfico de drogas e homicídio. Após a recusa de um processo de extradição abreviado, o governo paraguaio iniciou formalmente o processo de extradição para que ele responda por seus crimes no México.

Segundo o ministro, a rápida ação das autoridades impediu que o Paraguai se tornasse um novo centro de operações para o Cartel de Jalisco Nueva Generación.