A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, é apontada como a 2ª opção para disputar a Presidência da República caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não dispute a reeleição. De acordo com pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (18), a emedebista só fica atrás do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.
De acordo com a sondagem, 40% defendem que Lula deveria disputar a reeleição em 2026 e tentar um 4º mandato. Já 9% defendem que o campo progressista lance Alckmin para suceder o petista.
Simone é apontada como a melhor opção por 6%, na frente do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, citado por 5%. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), é mencionado por 3%, seguido pelo ministro da Educação, Camilo Santana, com 2%, pelo ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), e pela secretária de Governo, Gleisi Hoffmann com 1%.
Ao ser questionado se Lula deveria disputar a reeleição, 59% disseram não e 39% sim. Os números são semelhantes aos divulgados em agosto deste ano.
Mín. 23° Máx. 39°