Entretenimento Estilo de Vida
Mercado wellness cresce e apoia atletas no Ironman
O mercado global de wellness deve alcançar US$ 9 trilhões até 2028, e o Brasil já figura como o 3º maior consumidor de suplementos. Essenciais para...
18/09/2025 13h36
Por: Tribuna Popular Fonte: Agência Dino

No dia 21 de setembro de 2025, São Paulo será palco do Ironman 70.3, uma das centenas de provas de triatlo do mundo. Criado em 1978 no Havaí, o Ironman surgiu como um desafio extremo que combina natação, ciclismo e corrida em distâncias extenuantes. Desde então, cresceu para se tornar um circuito global, com mais de 170 provas anuais em mais de 50 países e centenas de milhares de competidores.

O formato 70.3 — metade da distância de um Ironman completo — soma 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, e exige não apenas preparo físico, mas também estratégias nutricionais e de recuperação altamente eficazes.

O crescimento do Ironman reflete uma transformação cultural mais ampla: o mercado global de wellness já é maior que a própria indústria farmacêutica e deve atingir a marca de US$ 9 trilhões até 2028. Essa mudança acompanha uma nova geração que coloca corridas de rua, triatlos e esportes de resistência no centro de seus hábitos de vida, buscando não apenas performance, mas também longevidade, saúde mental e bem-estar.

Nos últimos anos, o perfil dos participantes se diversificou. Além dos triatletas profissionais, há um verdadeiro boom de executivos, empreendedores e líderes corporativos que encontraram no Ironman uma metáfora de disciplina, resiliência e superação. A prova tornou-se um marco aspiracional, símbolo de conquistas dentro e fora do esporte.

É nesse cenário que a Volcanic marca presença em 2025 com três atletas que utilizam os suplementos da marca para maximizar sua performance e recuperação. Os destaques incluem:

Todos os ativos das formulações dos suplementos da Volcanic estão em conformidade com a Agência Antidoping – WADA.

"Um Ironman exige muito mais do que treino: é preciso energia constante, foco mental e recuperação rápida. Os suplementos da Volcanic são parte essencial da minha estratégia, me ajudando a manter a consistência nos treinos e em cada etapa da prova", afirma Peu Guimarães, empresário e triatleta amador que já realizou mais de 12 competições do Ironman e que competirá no Ironman 70.3 São Paulo.

"Com vinte anos de competição no triatlo, já vivenciei muitas provas, porém, sempre tem um gosto especial, porque cada uma é literalmente, única. O Ironman 70.3 exige corpo e mente preparados, tal qual um full, pois, não deixa de ser uma prova longa que requer corpo e mente alinhados. Aos quase 58 anos, me convenci que a recuperação e suplementação são tão importante quanto o treino diário", afirma Éricka Gouveia.

"O Ironman é uma jornada longa, que começa no treino e só termina na chegada. Além da preparação, uso os suplementos da Volcanic também durante a prova, para manter o corpo equilibrado, retardar a fadiga e seguir firme até a linha de chegada", afirma Fernando Paternostro, empresário e triatleta amador também já participou de 12 competições de Ironman e fará mais um Ironman, o 70.3 de São Paulo, neste dia 21 de setembro.

"Ao longo de uma prova como o Ironman, o corpo do atleta é colocado sob estresse extremo: há queda dos estoques de energia, aumento da produção de radicais livres e inflamações musculares, além da degradação acelerada das fibras. A musculatura entra em um processo de microlesões contínuas e o cérebro é constantemente desafiado pela fadiga, que reduz a clareza mental e a capacidade de decisão. É nesse ponto que a suplementação faz toda a diferença, adotando uma estratégia de utilizar a Creatina antes da prova, o MaxResist antes e durante a prova, já o RecoveryPro durante e depois da prova e o BrainSpeed antes da prova para aumentar o foco e a concentração", explica Dr. J.R. Lazzarini, criador das fórmulas, médico especialista em longevidade e estilo de vida, que estudou em Harvard e elaborou o 1º nutracêutico do Brasil.

Sobre o mercado de Wellness e de Suplementos

  1. Performance esportiva (creatina, proteínas, beta-alanina, colágeno)
  2. Saúde mental e cognitiva (nootrópicos, adaptógenos)
  3. Envelhecimento saudável (antioxidantes, ômega-3, vitaminas premium)
  4. Sono e relaxamento (melatonina, fórmulas naturais).
  • Boom da creatina: crescimento de +67% em volume e +92% em faturamento nos últimos 5 anos; já superou o whey protein nas buscas do Google no Brasil.
  • Tendência de esportes e corridas: aumento de +29% no número de provas de corrida de rua no Brasil em 2024, refletindo o estilo de vida wellness da nova geração.
  • Sobre a Volcanic

    Fundada em 2018, a Volcanic é uma multinacional que combina ciência e inovação para criar soluções de saúde de alto impacto com suas 3 unidades de negócios: fitoterápicos, suplementos e manipulação. Após adquirir a Elleven Healthcare em 2024, consolidou no Brasil um ecossistema em medicina integrativa, personalizada e de precisão.

    Sua unidade de suplementos, lançada em 2025, reúne fórmulas desenvolvidas por médicos, nutricionistas e pesquisadores, com ingredientes respaldados por estudos científicos e matérias-primas de qualidade superior. O propósito da Volcanic é claro: oferecer excelência nutricional, performance e longevidade, em suplementos que unem tecnologia, ativos naturais e cuidado humano.