Material de apoio didático foi elaborado pelo Núcleo de Educação Infantil do município durante a Semana Nacional do Trânsito e está envolvendo os alunos da primeira infância que aprendem sobre trânsito brincando durante as atividades
Estudantes da Educação Infantil recebem educação para o trânsito de forma lúdica na Rede Municipal de Ensino. Divulgação/Assecom
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo de Educação Infantil, elaborou material de apoio para professores da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de trabalhar a educação para o trânsito de forma lúdica e adequada a crianças de 1 a 6 anos. A iniciativa coincide com o início da Semana Nacional do Trânsito e serve como apoio para os professores trabalharem o tema de forma lúdica. “A determinação do prefeito Marçal Filho é para que a Secretaria Municipal de Educação inove e ofereça ferramentas didáticas aos alunos desde a primeira infância”, explica Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação.
Ele ressalta que o conteúdo didático foi desenvolvido pelo Núcleo de Educação Infantil para introduzir noções de segurança, respeito e responsabilidade desde a primeira infância, utilizando linguagem acessível e atividades contextualizadas. A abordagem busca transformar o tema – presente no cotidiano das crianças – em instrumento de formação cidadã. “É muito melhor educar para o trânsito ainda nessa fase do aprendizado, quando os alunos assimilam os ensinamentos que levam para a vida”, ressalta o secretário de Educação.
Para Nilson Francisco da Silva, a iniciativa vai além do trânsito. “Ensinar as crianças a respeitar os sinais e a compreender as regras básicas é, antes de tudo, um investimento direto no futuro”, afirmou. Ele destaca que o projeto visa à formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, promovendo uma cultura de paz e contribuindo decisivamente para a redução de acidentes.
Em Dourados, cidade em crescimento acelerado, a aposta na educação para o trânsito desde a infância é estratégia para fomentar cultura de respeito e segurança viária. “Com essa proposta do Núcleo de Educação Infantil estamos construindo um trânsito humanizado e mesmo sabendo que esse processo é longo, estamos felizes por darmos os primeiros passos nessa direção”, finaliza Nilson Francisco da Silva.
SEMANA DO TRÂNSITO
A Prefeitura de Dourados abriu a programação da Semana Nacional do Trânsito na quinta-feira (18) com ações desenvolvidas pela Escola Pública de Trânsito ‘José Elias Moreira’ e pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), em parcerias com outras instituições que formam o Grupo Rede Unidos pela Vida. Nesta sexta-feira aconteceu a panfletagem “Conscientização quanto a Segurança no Trânsito”, no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira e na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Neste sábado (20), a abordagem será na Igreja Nossa Senhora de Fátima, às 19h, antes do início da missa.
Na segunda-feira (22), a conscientização para a segurança no trânsito será no Centro Administrativo Municipal (CAM), às 8h. Em seguida, blitz educativa em alusão ao Dia Nacional da luta da pessoa com Deficiência, com participação do CCPCD Dorcelina Oliveira Folador. Será às 9h, na Avenida Marcelino Pires (Entre Nelson de Araújo e João Cândido Câmara).
Já na terça-feira (23), a abordagem será às 7h, na Avenida José Roberto Teixeira, tendo como alvo os ciclistas, com propósito de conscientização quanto ao uso da ciclovia. Na quarta-feira (24), também às 7h, haverá panfletagem e adesivagem de motos, na Avenida Guaicurus, em frente ao quartel do Exército, com abordagem a motociclistas, visando à conscientização quanto a segurança no trânsito. Às 19h a abordagem será na Igreja Nossa Senhora Aparecida, do BNH 4º Plano.
Na quinta-feira (25), às 8h, o projeto Agetran na Escola vai para a Escola Dom Aquino Corrêa, no distrito do Panambi, com a ação educativa “Pequenos no tamanho, grandes no trânsito”, voltado à orientação das crianças sobre regras para o trânsito seguro. O encerramento da Semana Nacional do Trânsito será no sábado, dia 27, com a 2ª Passeata pela Vida. Haverá ações alusivas ao Setembro Amarelo e à redução de vítimas de sinistros de trânsito, despertando e chamando a atenção pela vida. A concentração terá início às 8h, em frente ao Shopping Avenida Center, seguida de passeata pela Avenida Marcelino Pires, até a Praça Antônio João.