Geral Dourados - MS
Prefeitura dá rápida resposta a atendimentos por queda de árvores em início de primavera chuvosa
Ações emergenciais contam com Defesa Civil, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Corpo de Bombe...
22/09/2025 11h49
Por: Tribuna Popular Fonte: Prefeitura de Dourados - MS

Ações emergenciais contam com Defesa Civil, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Corpo de Bombeiros para garantir segurança e minimizar impactos à população atingida pelo vendaval de domingo e manhã de segunda

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS

Árvore caiu na área central e foi removida rapidamente por equipes da prefeitura, que seguem atentas ao chamado da população- Fotos: Divulgação/ Defesa Civil

A primavera inicia oficialmente nesta segunda-feira (22) e, em Dourados a nova estação chegou com ventos e chuva que geraram árvores caídas em diversos bairros. A Prefeitura atuou de forma imediata para atender às ocorrências por meio da Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) e Corpo de Bombeiros.

Com ventos entre 60 e 80 km por hora, no domingo (21), quatro árvores de grande porte e duas de pequeno porte caíram no município. Já a chuva registrada na manhã desta segunda-feira (22) já totalizou 17 mm, até às 10h, conforme informações obtidas juntamente a Embrapa Agropecuária Oeste.

As ocorrências de queda de árvore de grande porte foram registradas no domingo (21), sendo na Rua João Cândido Câmara, esquina com Rua Joaquim Alves Taveira, Rua Antônio Emílio de Figueiredo, na Vila Guarani, Rua João Pessoa, no Jardim Itália e na Avenida Marcelino Pires, esquina com Rua Eulália Pires. Neste último ponto citado, a via precisou ser interditada até a completa remoção da espécie, o que visou preservar a segurança da população.

Danos materiais foram registrados apenas na Vila Guarani, pois a árvore caiu sobre um portão. Outros tipos de danos não foram registrados. As duas árvores de pequeno porte caíram na região central e as equipes fizeram a remoção rapidamente. A Energisa, concessionária de energia elétrica de Mato Grosso do Sul, também está mobilizada nos atendimentos, junto às equipes.

Nesta segunda-feira (22), até o momento não houve registro de chamado para a Defesa Civil do município. As equipes da prefeitura seguem de sobreaviso para atuar de forma mediata para garantir a segurança da população e restabelecer a normalidade em caso de vias afetadas. A melhora das condições climáticas é aguardada pelos agentes para conclusão da remoção da árvore que caiu na rua João Pessoa, no Jardim Itália. O trânsito no local não está interditado.

Vale destacar que, de forma inédita, a prefeitura de Dourados faz um trabalho de supressão de árvores condenadas no município, para prevenção de queda e para agregar em na segurança de pedestres, veículos e imóveis. A ação conta com é conduzida pelo Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam) e sem a mesma, os registros de quedas e acidentes deste tipo poderiam ter sido bem superior.

A primavera inicia oficialmente hoje e, conforme já adiantado para toda a população, por meio do prognóstico divulgado para o trimestre de outubro, novembro e dezembro, a estação será caracterizada por calor, chuvas irregulares e risco de tempestade.

As orientações em caso de tempestade são:
· Durante a chuva, portas e janelas devem permanecer fechadas;
· É recomendado desligar os eletrodomésticos da tomada para evitar danos por quedas de energia ou acidentes causados por descargas elétricas.
· Caso esteja na rua no momento da tempestade, o cidadão deve procurar abrigo em locais seguros e evitar permanecer próximo a postes, árvores ou outras estruturas que possam cair.
· Entre ações preventivas a serem tomadas, antes da chega do fenômeno estão: limpeza de calhas e podas preventivas, especialmente em galhos secos ou comprometidos.

Para dúvidas ou orientações, o contato da Defesa Civil é : 199.

Veja imagens das ocorrências atendidas neste domingo (22):

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS