Reunido com empresários japoneses e brasileiros, o deputado estadual Roberto Hashioka participou, na última segunda-feira (22), da palestra 'Comércio com o Mercado Asiático e Rota Bioceânica', promovida pelo Consulado-Geral do Japão em São Paulo e pelo Governo do Estado de MS, na Japan House São Paulo (JHSP).
A convite do Consulado e do governador Eduardo Riedel, o parlamentar conheceu o espaço que celebra arte, cultura, tecnologia e tradições, que desde 2017, já recebeu 4 milhões de visitantes.
“Tive a oportunidade de acompanhar o governador, excelente técnico e gestor, que, com seu conhecimento explanou sobre a importância da Rota Bioceânica para Mato Grosso do Sul e para o Brasil, apresentando todas as potencialidades do nosso Estado. Posso assegurar que nos representou muito bem para os possíveis investidores japoneses”, declarou o deputado.
O evento contou ainda com a presença e discursos do presidente da JHSP, Carlos Roza; do cônsul-geral do Japão, Toru Shimizu e do chefe da Assessoria Internacional do Governo de São Paulo, Samo Tossati.
ROTA BIOCEÂNICA
A Rota Bioceânica vai passar por Chile, Argentina, Paraguai e Brasil e proporcionará uma integração física e cultural entre os países latino-americanos. Um corredor logístico que conectará o Oceano Atlântico ao Pacífico através do Chaco Paraguaio, facilitando o comércio internacional e impulsionando o desenvolvimento regional.
Conforme o último relatório técnico do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), de agosto de 2025, a construção da Ponte Bioceânica está 82,22% concluída. Com extensão total de 1.294 metros, a estrutura ligará Carmelo Peralta (Paraguai) a Porto Murtinho (Brasil).