Abordagens direcionadas pela Escola Pública de Trânsito reforçam cuidados essenciais, uso de equipamentos de segurança e respeito às leis vigentes que orientam motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres
Equipes da Agetran orientam condutores sobre medidas a serem adotadas no dia a dia que podem evitar sinistros e salvar vidas- Fotos: Divulgação/ Assecom
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e da Escola Pública de Trânsito, realizou na manhã desta quarta-feira (24), dentro da Semana Nacional do Trânsito, ação educativa nas dependências da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, na Avenida Guaicurus. O objetivo central foi levar informações e conscientizar os militares que usam motocicletas como meio de transporte, sobre as normas de segurança no trânsito.
As equipes abordaram os motociclistas, deram instruções, distribuíram panfletos enfatizando sobre os cuidados indispensáveis para quem utiliza moto no dia a dia, reforçando ainda sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança e o respeito às leis de trânsito.
Márcia Nonato, da Escola Pública de Trânsito (EPT) ‘José Elias Moreira’, ressaltou que a iniciativa integra as atividades da campanha nacional e a intenção central foi mostrar aos motociclistas, uma das categorias mais vulneráveis do trânsito, que é possível ter mais segurança no dia a dia, com atenção às normativas. “Trabalhamos com os condutores sobre a importância de obedecer às leis do trânsito e mostramos como atitudes simples podem evitar sinistros e salvar vidas”, pontuou.
A Concessionária Endo Motos foi parceira na atividade. Outras instituições também apoiam a Semana Nacional do Trânsito em Dourados, que segue levando orientação em diversos pontos do município. Ainda nesta quarta-feira (24), às 19h a abordagem será na Igreja Nossa Senhora Aparecida, do BNH 4º Plano, antes do início da missa.
Na quinta-feira (25), às 8h, o projeto Agetran na Escola vai para a Escola Dom Aquino Corrêa, no distrito do Panambi, com a ação educativa “Pequenos no tamanho, grandes no trânsito”, voltado à orientação das crianças sobre regras para o trânsito seguro.
O encerramento da Semana Nacional do Trânsito será no sábado, dia 27, com a 2ª Passeata pela Vida. Acontecerão ações alusivas ao Setembro Amarelo e à redução de vítimas de sinistros de trânsito, despertando e chamando a atenção pela vida. A concentração terá início às 8h, em frente ao Shopping Avenida Center, seguida de passeata pela Avenida Marcelino Pires, até a Praça Antonio João.
CTB
Instituída em 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional do Trânsito tem o propósito de reforçar a educação, a conscientização e a responsabilidade de todos para a construção de um trânsito mais seguro. Além das campanhas educativas, a data também se consolidou como um momento de reflexão sobre o papel da sociedade na preservação da vida.