Evento consolida o mês como um marco de mobilização em Dourados, reforçando a importância da saúde mental, da doação de órgãos e da educação para o trânsito, ao mesmo tempo em que fortalece o compromisso da gestão municipal em construir uma cidade mais humana e solidária
Centenas de pessoas participaram, na manhã de sábado, da Caminha pela Vida, no Centro de Dourados.Fotos: A. Frota
A Prefeitura de Dourados promoveu na manhã de sábado (27) a Caminhada pela Vida, que marcou o encerramento das campanhas do mês: Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Setembro Verde (doação de órgãos) e Semana Nacional do Trânsito. O evento mobilizou centenas de participantes, servidores públicos, instituições parceiras, usuários de serviços de saúde e a comunidade em geral, em um grande ato de valorização da vida.
A concentração aconteceu em frente ao Shopping Avenida Center, no pátio da Cooperativa Cergrand, de onde os participantes seguiram em caminhada até a Praça Antônio João.
Durante todo o mês de setembro, diversas secretarias municipais e parceiros se uniram em torno de atividades que envolveram palestras, oficinas, atendimentos de saúde, ações educativas e eventos públicos. O encerramento simbolizou a união de todos os esforços em prol da vida e da cidadania.
A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes (OPO), Ludelça Dorneles dos Santos, avaliou como positiva a campanha no município. “Foram muitas palestras em diversos setores da sociedade. Tivemos uma sessão solene na Câmara Municipal de Dourados com homenagens às pessoas e instituições que de alguma forma contribuíram com a doação de órgãos”, recordou. “Agora, encerramos com uma caminhada que já conta com quase 400 pessoas inscritas. Acreditamos que alcançamos centenas de pessoas que passarão a falar sobre a doação de órgãos e sua importância. O objetivo foi atendido e agradecemos a todos os envolvidos”, completou.
Durante a caminhada, foi destacada também a importância da campanha Setembro Amarelo, que promoveu no município debates, palestras e audiências públicas sobre saúde mental, envolvendo profissionais de diferentes áreas, acadêmicos, usuários e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Já o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Juscelino Cabral, destacou o trabalho da Escola Pública de Trânsito e ressaltou que o sucesso das atividades da Agetran neste setembro demonstra o compromisso da gestão do prefeito Marçal Filho com a segurança viária. “Através da Escola de Trânsito, estamos formando crianças e adolescentes como cidadãos conscientes, para que tenhamos uma geração mais preparada e responsável no trânsito”, ponderou.
Na Praça Antônio João, a programação contou com aferição de glicemia e pressão arterial, realizada pela equipe do Sest/Senat, além da distribuição de água mineral, frutas e sucos para repor as energias dos participantes.
Representando o prefeito Marçal Filho, a primeira-dama Patrícia Leite destacou que a gestão municipal tem olhado para Dourados com muito carinho e dedicação. “Estas campanhas demonstram a preocupação da gestão em cuidar da nossa população, em todas as áreas – saúde, educação, assistência, esporte e cidadania”, enfatizou. “Hoje caminhamos juntos para mostrar que a vida é a nossa maior prioridade”, concluiu a primeira-dama.
O coordenador de Direitos Humanos e Cidadania Luiz Carlos Calado agradeceu a participação da comunidade, reforçando o espírito de união. “Estamos trabalhando pela valorização da vida. Esta gestão está ativa, presente e cuidando com amor da cidade de Dourados, como orienta o prefeito Marçal Filho”, observou. “Esta caminhada é a prova de que, juntos, podemos transformar nossa realidade com mais empatia, solidariedade e cuidado com as pessoas”, ensinou Luiz Carlos Calado.
A ‘Caminhada pela Vida’ contou com as presenças de diversas autoridades, como a presidente da Câmara Municipal, Liandra Brambila. ELa expressou apoio às campanhas de doação de órgãos e lembrou que um único doador pode salvar até oito vidas. Também estiveram presentes o deputado Renato Câmara e os vereadores Inspetor Cabral, Ana Paula, Pastor Sérgio Nogueira, Karla Gomes, Cemar Arnal, entre outros.
Entre os parceiros, destacaram-se a Guarda Mirim de Dourados, Funsaud, Unigran, Anhanguera, UFGD, Sest/Senat, Agetran, Polícia Militar, Guarda Municipal, agentes comunitários de saúde, a equipe de corredores RunClub Dourados e várias entidades ligadas à rede de atenção à saúde e ao Sistema Único de Saúde (SUS).