A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro de Atenção Biopsicossocial (CABS), promoveu nesta terça-feira (30), a palestra “Transformação pelo Afeto: Que ninguém seja invisível ao seu lado”, com o escritor e palestrante Fabrício Carpinejar. O evento aconteceu no Auditório da Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (ACADEPOL/MS), em Campo Grande e contou com a presença do Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupersio Degerone Lucio, reforçando a importância de se discutir este tema.
Participaram policiais civis de Mato Grosso do Sul, além de servidores de outras forças de segurança. O encontro teve por objetivo fortalecer os vínculos institucionais e a valorização da vida e também buscou estimular a reflexão, a empatia e o cuidado mútuo entre os profissionais da segurança pública, reforçando o compromisso da SEJUSP com seus servidores.
Durante a abertura da palestra, foi dada a palavra ao coordenador do CABS, Ivan Gibim Lacerda, ao Delegado-Geral da Polícia Civil e ao Secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa, que foram unânimes em reforçar a importância da escuta ativa e da empatia, no dia-a-dia, em todas as relações, principalmente no ambiente de trabalho. Houve ainda apresentação musical com servidores da Sejusp.
Em seguida, o palestrante Fabrício Carpinejar falou sobre os problemas que interferem na conexão das pessoas com o presente e com as pessoas que estão ao lado, como por exemplo, a preocupação com o passado e o futuro, além do uso excessivo dos aparelhos celulares, que nos conectam com quem está longe, mas nos afasta de quem está perto, dificultando a percepção de quem está ao lado. Falou da importância de se pedir ajuda. “Temos que pedir ajuda diariamente. Só a sensibilidade nos protege. Quem é forte o tempo todo, quebra”, reforçou.
Carpinejar é poeta, escritor, jornalista e palestrante brasileiro. É autor de mais de 40 livros e detém mais de 20 prêmios literários, incluindo o prêmio Jabuti.
Mín. 22° Máx. 39°