A Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo Professor Doutor Claudio Martins Real foram instituídas pela da Resolução 10/2025 , de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), também propositor da sessão solene que aconteceu nesta quarta-feira, pela primeira vez, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). É o reconhecimento à atuação dos médicos-veterinários em benefício da saúde e bem-estar animal, saúde pública, produção agropecuária, meio ambiente e desenvolvimento científico no Estado.
O nome da medalha é uma homenagem a trajetória do educador, pesquisador, empreendedor e defensor das causas veterinárias no Estado, Claudio Martins Real. Em trecho de vídeo veiculado no evento, a história do professor catedrático mais jovem do País, com apenas 24 anos, formado em Medicina Veterinária e nascido em 1926, emocionou os presentes. O Professor Doutor Claudio Martins Real foi pioneiro do uso da Homeopatia em rebanhos e fundou o Grupo Real, junto aos filhos, depois de aposentar-se.
A apresentação cultural ficou por conta de Dener Dias, músico, jornalista e coordenador de comunicação da Real H, Nutrição e Animal, interpretou as músicas Tocando em frente, composta por Almir Sater e Renato Teixeira; e Poeira Branca, de autoria de Dener Dias.
Renato Câmara falou sobre a homenagem a uma profissão tão importante para a economia do Estado. “Uma iniciativa que coloca luz numa profissão que sempre fica nos bastidores, a gente sempre enaltece os índices, o Produto Interno Bruto [PIB] do Estado, a produção de suínos, de aves, de gado e de leite, mas por trás disso tudo tem um profissional que é o grande responsável por esse avanço, pela implantação das tecnologias atuais, por cuidar e ser o responsável técnico na execução de tudo isso para que a gente possa ter o reflexo na economia, no desenvolvimento, e quem ganha é Mato Grosso do Sul”, ressaltou.
“Hoje é o dia de colocar os atores principais no palco principal, um reconhecimento com essa medalha que tem o nome do Dr. Claudio Real, que é um ícone no Estado, ele que, com a sua expertise, com o seu conhecimento, como professor e inovador em várias áreas, formando uma geração de vários veterinários em Mato Grosso do Sul. Se o Estado é reconhecido como área livre de febre aftosa, quem está nos bastidores, em cada rincão do Estado, havia um médico responsável, aplicando vacinas e cuidando de toda essa parte da segurança sanitária, que é a base de toda produção e desenvolvimento”, explicou Renato Câmara.
Marcelo Renck Real, médico-veterinário e empresário, representou a família de Claudio Martins Real. “Para nós é uma satisfação imensa. Por meio da proposição do deputado Renato Câmara, o nome de meu pai será lembrado, o que é motivo de orgulho para toda a família, amigos e clientes. Agradeço especialmente em nome de toda a classe dos médicos veterinários que labutam nas mais diversas áreas e destaco que a ciência era a palavra principal da vida do meu pai, junto com a fraternidade e o amor ao próximo”, lembrou.
Homenageados
Foram homenageados com a medalha "Professor Claudio Martins Real" : Alessandro Pieretti de Oliveira, Arizoly Mendes, Augusto Barbosa Mariano, Aurora Trefzer Cinato Real, Camila Hernandorena da Silva, Claudia Granja Macedo Mota Ferreira, Dagmar Aparecido Rezende Ferreira, Edneu Davi Foroni, Eduardo Barbosa Stran, Erlon Fernanado Possa Daneluz, Fernanda Lopes de Oliveira, Fernando Paiva, Francisco Gonçalves de Carvalho, Frederico Bittencourt Fernandes Maia, Iandara Schettert Silva, João Vieira de Almeida Neto, José Antonio Menegati, rep Armando Menegati Neto Filho, Lilian Tamy Iguma, Marcelo Correa da Silva Ferraz, Marcelo Renck Real, Maria Araujo Teixeira, Mário Franco Trefzger Cinato, Mário Renck Real, Marivaldo Miranda, Nilson José Fiorenza, Raphaela Megaioli de Oliveira, Thamara Lorenzoni Bilibio, Thiago Leite Fraga, Wilson Nobuyuki Igi, Lillian Baptistiolli, Daniele Pereira da Silva Lescano, Nathália Gabrielli Cordoba Nunes, Antonio de Lima Azevedo, Antonio de Jesus Carvalho Junior, Walderson Zuza Barbosa, Ana Luiza Lourenço de Oliveira e Lima, Lucas Alves dos Santos, Giuliano Rodrigo Caseiro Oliveira, Juliano Soares Lopes, Luísa Dalla Valle Bispo dos Santos, Evandro Trachta e Simone Reis Pereira Muglia.
João Vieira de Almeida Neto falou em nome dos homenageados. “Eu fico muito feliz que o deputado tenha criado essa homenagem, por trás da economia do Estado a atividade da pecuária é responsável por grande parte do PIB do nosso Estado, e acontece devido aos médicos-veterinárias, a produção de carnes, ovos e leite, todo esse trabalho passa pela inspeção dos frigoríficos e quando vai para exportação também é vistoriado para ver se tem veterinários brasileiros cumprindo seu papel”, destacou.
Entre as autoridades presentes na cerimônia solene, estavam a deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da ALEMS; e os deputados Junior Mochi (MDB), corregedor parlamentar, Lidio Lopes (sem partido) e Roberto Hashioka (União), e secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Rogério Thomitão Beretta,