Evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação reúne estudantes de diferentes etnias com competições e apresentações culturais que valorizam as tradições indígenas nas aldeias Jaguapiru e Bororó
Cerimônia de abertura ocorreu na escola Municipal Tengatui Marangatu, com desfile de delegações e início dos jogos de futsal – Fotos: A. Frota
A Prefeitura de Dourados abriu nesta segunda-feira (6) os 7º Jogos Escolares Indígenas, em solenidade realizada pela Secretaria Municipal de Educação na Escola Municipal Tengatui Marangatu, localizada na Aldeia Jaguapiru. O evento, que segue até sexta-feira, dia 10, reúne atletas indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, promovendo integração entre as escolas, incentivo ao esporte e valorização cultural.
A abertura oficial contou com a presença de professores, estudantes, diretores e do secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, além de desfile das delegações, o acendimento da pira olímpica e o tradicional juramento dos atletas. Os jogos atendem determinação do prefeito Marçal Filho de fomentar a prática esportiva e incentivar a convivência tanto nas escolas urbanas, quando nas localizadas na zona rural e nas aldeias de Dourados.
O destaque da cerimônia foi a apresentação de dança tradicional indígena, protagonizada por alunos da escola anfitriã, participantes do projeto Educart, programa da Prefeitura de Dourados que oferece oficinas de arte e cultura no contraturno escolar. Com trajes típicos, os estudantes encantaram o público ao celebrar a força das tradições de seus povos.
A atleta Lidiane Freitas, de 13 anos, da etnia Kaiowá e aluna da Escola Indígena Araporã, conduziu a chama dos jogos. Ela é campeã do Reme Fest 2023, bicampeã dos Jogos da Juventude de Dourados (Jojud) e atual campeã geral dos Jogos Escolares Indígenas, além de capitã do time feminino de futsal. Sua trajetória inspira os colegas com exemplo de disciplina, coragem e superação.
Durante a abertura, o secretário Nilson Francisco da Silva destacou a importância do evento como instrumento de educação e inclusão. “Quero agradecer ao prefeito Marçal Filho, que enviou uma mensagem de apoio, e parabenizar todos os diretores e equipes das escolas”, enfatizou. “É através dos jogos que aprendemos sobre respeito, união e superação”, prosseguiu. “Que esta semana seja de alegria, esporte e cultura. Viva a cultura indígena de Dourados e do Brasil!”, afirmou.
Representando o Núcleo Indígena da Secretaria Municipal de Educação, Jerry de Souza reforçou o caráter educativo e cultural do evento. “Mais do que uma competição, os Jogos representam um espaço de integração, lazer e troca de experiências. Reafirmam a importância do respeito às tradições e à diversidade cultural, contribuindo para a formação cidadã dos nossos alunos indígenas”, destacou.
Participam desta edição de jogos os estudantes das escolas indígenas Araporã, Agostinho, Lacui Roque Isnard, Tengatui Marangatu e Ramão Martins, além das escolas Francisco Meireles e Guateka Marçal de Souza. As competições acontecem nas escolas Tengatui Marangatu, Guateka Marçal de Souza e Francisco Meireles, e envolvem as seguintes modalidades esportivas: Futsal masculino e feminino, Futebol suíço masculino e feminino, Corrida de 80 metros, Salto em distância, Cabo da paz, Arremesso de lança e Arco e flecha
Na manhã desta segunda-feira, as disputas de futsal masculino das categorias sub-13 e sub-16 deram início à programação esportiva. Os Jogos Escolares Indígenas têm como propósito promover a valorização e o fortalecimento das culturas indígenas por meio do esporte e da convivência entre diferentes etnias. A iniciativa também estimula hábitos de vida saudáveis, respeito à diversidade e formação integral dos estudantes.