A 1ª Delegacia de Polícia, em ação conjunta com a Coordenadoria de Fiscalização e Posturas do Município e com a Guarda Municipal, realizou nesta terça-feira (7), uma operação de fiscalização em distribuidoras de bebidas da cidade, com o objetivo de orientar comerciantes e verificar a regularidade de produtos comercializados, especialmente quanto à existência de bebidas irregulares, falsificadas ou contaminadas com metanol.
Ao todo, oito distribuidoras foram fiscalizadas.
Durante as inspeções, foram identificadas algumas irregularidades administrativas relacionadas à documentação e acondicionamento de bebidas, sendo os produtos irregulares apreendidos pela Coordenadoria de Fiscalização e Posturas do Município. Importante destacar que, após minuciosa verificação, nenhuma bebida ou lote apresentou qualquer indício de contaminação por metanol, substância altamente tóxica e responsável por recentes casos de intoxicação em outras regiões do país.
Em Corumbá, no entanto, a operação transcorreu dentro da normalidade e não foram localizados produtos com qualquer risco à saúde pública, reforçando que o comércio local de bebidas, em sua maioria, tem colaborado com as ações de fiscalização e cumprido as normas sanitárias e tributárias aplicáveis.
As equipes seguirão atentas e manterão ações periódicas de orientação e fiscalização, com o propósito de garantir a segurança dos consumidores e coibir a comercialização de produtos ilícitos.
As instituições envolvidas reiteram o compromisso com a proteção da saúde pública e com o comércio responsável, ressaltando a importância de que comerciantes e consumidores continuem atentos à procedência das bebidas, adquirindo produtos somente em estabelecimentos regulares e com nota fiscal. A Polícia Civil permanece à disposição da população para o recebimento de denúncias anônimas que possam auxiliar nas próximas etapas das investigações e fiscalizações.