Geral Polícia Civil - MS
Polícia Civil participa da Operação Nacional Proteção Integral III com três mandados de busca e apreensão por armazenamento de material de abuso sexual infantil
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e Primeira Delegaci...
08/10/2025 14h05
Por: Tribuna Popular Fonte: Polícia Civil - MS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e Primeira Delegacia de Polícia de Dourados, participou nesta quarta-feira (08) da Operação Proteção Integral III, coordenada pela Polícia Federal e realizada simultaneamente em 16 Estados da Federação.

A operação tem como objetivo identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes praticados pela internet, além de apreender dispositivos e materiais utilizados nas ações criminosas.

No âmbito estadual, a DEPCA deflagrou três alvos em Mato Grosso do Sul. Em Dourados, na Aldeia Jaguapirú, um indígena teve seus aparelhos celulares apreendidos pelos policiais, pelo crime do Art. 218A do CP, e prestou esclarecimentos na 1DP local. Ja em Paraíso das Águas, um homem de 35 anos foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de material de abuso sexual infantil (CSAM).

As ações são resultado de seis meses de investigação conduzida pela equipe da DEPCA, que identificou um grande volume de conteúdo ilícito circulando na internet, permitindo a localização dos suspeitos e a adoção de medidas cabíveis.

A delegada Anne Karine Sanches Trevizan Duarte, responsável pelas investigações no estado, destacou a importância da integração entre as forças policiais no combate aos crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes: “A Operação Proteção Integral III demonstra o compromisso conjunto das instituições em enfrentar esse tipo de delito, que causa danos profundos e permanentes às vítimas. Cada mandado cumprido representa uma nova chance de interromper ciclos de violência e proteger crianças e adolescentes em todo o país.”

Coordenada pela Polícia Federal, a operação envolveu 617 policiais federais e 273 policiais civis de 16 estados, resultando no cumprimento de 182 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de prisão preventiva, 55 prisões em flagrante, 2 apreensões de menores e 2 vítimas resgatadas (dados nacionais parciais).

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul reforça a importância das denúncias como instrumento essencial de combate à exploração sexual infantojuvenil. Qualquer suspeita pode ser comunicada de forma anônima pelo Disque 100, em qualquer delegacia de polícia ou no site www.pc.ms.gov.br

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
 
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS