A inscrição para o concurso de remoção a pedido deve ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente constituído, em horário de expediente, na Unidade Educacional em que o servidor detém a lotação do cargo que pretende remover
Escolas da Rede Municipal de Ensino recebem até o dia 24 de outubro as inscrições para o Concurso de Remoção. Foto: A. Frota
As inscrições para o concurso de remoção de Profissionais do Magistério Municipal da Rede de Ensino de Dourados seguem abertas até o próximo dia 24 de outubro. A Resolução 144/2025, publicada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, contempla as categorias de professor, coordenador pedagógico, professor coordenador, professor de apoio pedagógico educacional, professor de sala de tecnologia educacional e professor inspetor pedagógico.
Também vai até o próximo dia 24 de outubro o concurso de remoção de profissional do grupo de apoio à gestão educacional nas categorias assistente de apoio educacional, agente de apoio educacional e auxiliar de apoio educacional da Rede Municipal de Ensino de Dourados.
A inscrição para o concurso de remoção a pedido deve ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente constituído, em horário de expediente, na unidade educacional em que o servidor detém a lotação do cargo que pretende remover. O diretor ou coordenador da unidade de ensino será o responsável em protocolar os pedidos junto a Secretaria Municipal de Educação através de Comunicação Interna (CI), contendo todos os requerimentos e solicitações de remoção a pedido até o dia 27 de outubro de 2025, até as 17h.
De acordo com a Resolução número 144/2025, o candidato à remoção deverá, no ato da inscrição, preencher requerimento em formulário próprio e anexar declaração de tempo de serviço da Unidade Educacional onde está em exercício; holerite atualizado; cópia de documento de identidade com foto; cópia de comprovante de residência. As vagas puras disponibilizadas para o concurso de remoção, decorrentes de aposentadoria, falecimento, readaptação definitiva, exoneração, demissão e ampliação de salas de aula, foram limitadas até a data de 30 de setembro de 2025.
Ainda de acordo com a Resolução número 144/2025, foram igualmente disponibilizadas para o concurso as vagas decorrentes da remoção do servidor para uma vaga pura, dentro do concurso de remoção, podendo assim o candidato concorrer a uma vaga que passará a existir a partir do momento em que algum candidato for removido para outra vaga. No requerimento de inscrição, o candidato poderá optar por até três Unidades de Ensino, em ordem de preferência.
Para fins de classificação para o concurso de remoção a pedido, serão observados os seguintes critérios conforme, art. 29 da Lei Complementar nº 118, de 31 de Dezembro de 2007: maior tempo de serviço na Unidade Educacional ou no órgão de ensino de onde está sendo requerida a remoção; o profissional da educação municipal mais antigo na função, no município de Dourados, considerando o início da função em concurso; o que reside mais próximo da Unidade Educacional pleiteada; o profissional mais antigo no serviço público municipal de Dourados; o que apresentar maior idade.
Por fim, a Resolução estabelece que caberá à direção ou coordenação da unidade de lotação do servidor a divulgação desta Resolução, bem como a instrução dos candidatos quanto à participação no referido concurso. Os trabalhos relativos ao concurso de remoção ficarão a cargo do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação.
APOIO À GESTÃO
É necessária atenção à categoria profissional, à função exercida e ao número da matrícula. As vagas puras disponibilizadas no concurso de remoção, decorrentes de aposentadoria, falecimento, readaptação definitiva, exoneração, demissão e ampliação de salas de aula, foram limitadas até a data de 2 de outubro de 2025. Serão igualmente disponibilizadas para este concurso as vagas decorrentes da remoção do servidor para uma vaga pura, dentro deste concurso de remoção, podendo assim o candidato concorrer a uma vaga que passará a existir a partir do momento em que algum candidato for removido para outra vaga.
O candidato poderá optar por até três unidades de ensino, em ordem de preferência. O turno de trabalho será definido na unidade de ensino, conforme a necessidade da mesma, não sendo possível a escolha do turno de trabalho por parte do servidor. O candidato classificado no concurso de remoção entrará em exercício na unidade no dia 2 de fevereiro de 2026.
Para fins de classificação para o concurso de remoção a pedido, serão observados os seguintes critérios: maior tempo de serviço na unidade educacional ou no órgão de ensino de onde está sendo requerida a remoção; o profissional da Educação Municipal mais antigo na função pleiteada; o que reside mais próximo da unidade educacional pleiteada; o profissional mais antigo no serviço público municipal de Dourados; o que apresentar maior idade.