Neste domingo (19), após apuração dos votos do segundo turno, o político de centro-direita Rodrigo Paz foi eleito a presidente da Bolívia e assumirá o cargo a partir de 8 de novembro.
Senador pelo Partido Democrata Cristão (PDC), Paz conquistou 54% dos votos válidos, superando os 45% obtidos pelo rival, Jorge Tuto Quiroga, conforme os resultados preliminares divulgados pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).
Rodrigo tem 58 anos, é filho de um ex-presidente boliviano, Jaime Paz Zamora, e economista de formação.
A vitória de Paz contradiz as pesquisas eleitorais no país, que colocavam Jorge “Tuto” Quiroga como vencedor das eleições presidenciais bolivianas.
Filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora, Rodrigo Paz é senador por Tarija e emergiu como alternativa conservadora com discurso de renovação política. Apesar da imagem modernizante, sua candidatura está ancorada nas elites tradicionais e no empresariado de Santa Cruz de La Sierra, região mais rica do país.
Suas propostas defendem arrocho fiscal e fortalecimento das alianças comerciais com setores privados. Ainda que se posicione no campo da centro-direita, suas posições são distantes das agendas indígenas ou populares construídas nos governos de Evo Morales.
Mín. 17° Máx. 30°