Projeto Bienvenido, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Sociais, marca nova fase com incorporação de novos servidores, com foco em acolhimento humanizado pela rede pública e políticas públicas inclusivas
Semas recebe profissionais que passaram por processo seletivo e vão atuar em várias unidades para aprimorar o atendimento em Dourados- Fotos: A. Frota
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), recebeu nesta segunda-feira (20) os 19 profissionais aprovados no processo seletivo que vão atuar diretamente no atendimento à população migrante do município. O momento marca uma nova etapa do Projeto Bienvenido, iniciativa que tem como objetivo ampliar e qualificar o acolhimento a migrantes e refugiados que vivem em Dourados.
Os novos profissionais integrarão as equipes da Casa da Acolhida, do Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e do Centro de Atendimento ao Imigrante, reforçando o compromisso da gestão municipal com o atendimento humanizado e inclusivo. Essa iniciativa atende determinação do prefeito Marçal Filho, que desde o início da gestão tem exigido que as políticas públicas de assistência social voltada aos migrantes seja a mais eficiente possível.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, o reforço nas equipes permitirá o desenvolvimento de ações estratégicas voltadas à construção de políticas públicas específicas para esse público. “Temos aqui muitos venezuelanos, africanos, paraguaios, argentinos e haitianos”, observou. “Faremos entrevistas, triagens e outras ações que vão nos ajudar a construir um diagnóstico social preciso, para desenvolver um trabalho de qualidade e garantir atendimento digno e igualitário a todos”, destacou.
Entre as principais demandas atendidas pelos serviços estão: primeiro registro de imigração, pedidos de refúgio, transferências de registro, emissão de Carteira Nacional de Trabalho, processos de naturalização, boletins de ocorrência e autorizações de viagem. Todos os atendimentos são realizados de forma gratuita pela Prefeitura, que mantém parcerias sólidas com a Polícia Federal e com as Defensorias Públicas do Estado e da União.
Os novos profissionais começam a atuar a partir do dia 3 de novembro. Antes disso, participarão de um processo de capacitação e integração conduzido pela Semas, seguindo o direcionamento do prefeito Marçal Filho, que tem como prioridade o atendimento humanizado e multiprofissional às famílias migrantes que escolheram Dourados como novo lar.
O coordenador de Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Carlos Calado, destacou a importância do trabalho integrado e do compromisso da gestão com a excelência no atendimento. “É isso que estamos entregando à população douradense desde o início da gestão: um trabalho com excelência, pautado na empatia, na qualidade e no acolhimento”, afirmou. “Tenho certeza de que esses novos profissionais vão fortalecer ainda mais nossa rede de assistência e mostrar ao Brasil que Dourados é referência no atendimento social”, completou.
Com a chegada dos novos profissionais, Dourados dá mais um passo importante na consolidação de políticas públicas voltadas à inclusão, acolhimento e garantia de direitos das pessoas migrantes e refugiadas.
Profissionais passarão a atuar na Semas a partir do dia 03 de novembro