Marçal Filho voltou a apontar comprometimento das finanças da Prefeitura de Dourados com a folha de pagamento dentro do limite prudencial e o agravamento da saúde financeira do município em razão da queda constante na arrecadação de recursos próprios
Prefeito Marçal Filho discursa durante solenidade de entrega de emendas impositivas para 74 escolas e Ceims.Fotos: A. Frota
A Prefeitura de Dourados realizou na manhã desta segunda-feira (20) a solenidade de pagamento das emendas impositivas para 74 Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil (Ceims) da Rede Municipal de Ensino. Foram liberados R$ 1.193.600,00 (um milhão, cento e noventa e três mil e seiscentos reais) em recursos garantidos pelos vereadores durante a legislatura passada, quando debateram e votaram o Orçamento Municipal de 2025.
Durante a solenidade, o prefeito Marçal Filho alertou para as dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura de Dourados, com a queda na arrecadação mensal e o comprometimento dos recursos próprios com a folha de pagamento. “Hoje, praticamente tudo que o município arrecada é para pagar salários dos servidores, e, ainda assim, estamos tendo criatividade para levar serviços públicos de qualidade ao cidadão”, enfatizou.
Sobre o pagamento das emendas impositivas, o prefeito lembrou que o dinheiro já está nas contas das unidades escolares e os valores começaram a ser depositados na quinta-feira (16). “Fiz questão que esse recurso já estivesse sendo depositado antes mesmo dessa solenidade, porque uma das coisas que sempre me incomodou e que eu não vou fazer na minha administração é ficar fazendo solenidade, ou ficar fazendo lançamentos de obras sem que as coisas já tenham começado, ou tenham finalizado, enfim, que as coisas tenham acontecido”, enfatizou.
Marçal destacou o trabalho dos vereadores, atuais e da legislatura anterior, que colocaram as emendas para atender as unidades escolares. “O que os vereadores querem o prefeito também quer, tudo que os vereadores pedem o prefeito também quer fazer, é evidente, mas eu tenho que ter a responsabilidade de dizer isso eu posso, aquilo ali eu não posso agora, posso depois, mas eu quero fazer, porque todos sabem a situação que nós pegamos a administração pública”, enfatizou, lembrando que pegou a prefeitura com uma folha de pagamento que consumia 53,7% da arrecadação. “Não sobra quase nada para investimentos”, afirmou Marçal.
Ele falou sobre a relação institucional e republicana que mantém com o Legislativo Municipal. “Quisera eu poder atender todas as demandas que os vereadores trazem, mas estou, na medida do possível, atendendo o pedido de cada um, porque os pedidos são legítimos, eles pedem para a população, eles pedem para as entidades que atendem a população, para as escolas que atendem a população, então é algo muito legítimo, por isso é que eu valorizo muito isso”, completou Marçal Filho, assegurando que pretende continuar trabalhando em sintonia com o Legislativo.
O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, falou sobre os esforços da administração para valorizar a Educação. “O prefeito Marçal Filho tem trabalhado desde o primeiro dia para que a gente possa melhorar a Educação”, afirmou, revelando que no início do governo, Dourados ocupava a 60ª posição no ranking das prefeituras. “Conseguimos subir 21 posições, saindo de 60ª para 39ª posição”, anunciou. “Então, isso é um trabalho de valorização”, comemorou. “Nesse mês de outubro, mês do professor, mês do servidor público, quero lembrar dessa conquista do nosso prefeito, porque isso valoriza o servidor”, completou, destacando que a Secretaria está fazendo formação para todos os segmentos da Educação.
Emendas impositivas contemplaram 74 Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil
Falando em nome do legislativo municipal, o vereador Marcelo Mourão, autor da proposta das emendas impositivas, destacou iniciativas da atual administração e pontuou que “a razão maior da nossa vida política é a nossa palavra e o prefeito tem cumprido. Ele tem dito para mim que nunca vai começar um programa que não possa terminar e isso nos dá um sentimento de que essa é a política de resultado, essa é a política de entrega, que não corta a esperança daquela pessoa que vê um programa pela metade”.
Por fim, o professor Mário de Almeida, diretor da Escola Municipal Firmino Vieira de Mattos, da Vila Macaúba, que falou em nome de todas as unidades escolares, reconheceu a atenção que o prefeito Marçal Filho e o secretário Nilson têm dedicado à melhoria da Educação. “A gente tem o maior prazer, carinho e compromisso com vocês de estar utilizando esses recursos para melhorar ainda mais a nossa Educação”, enfatizou, reconhecendo a “atitude inédita do prefeito Marçal Filho, de estar nesse lançamento e já ter o dinheiro depositado nas contas”.
Na abertura da solenidade, alunos do Projeto Educart de Dança da Escola Municipal Januário Pereira de Araújo apresentaram o número musical “Um Mundo Ideal”, do clássico Aladdin, com mensagem de fantasia, encantamento e descobertas.
Mín. 17° Máx. 30°