Geral Legislativo - MS
Deputada fala sobre realidade dos povos indígenas em Dourados, após conflito agrário
A deputada Gleice Jane (PT) abordou na tribuna, durante a sessão plenária desta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (...
28/10/2025 12h16
Por: Tribuna Popular Fonte: Assembleia Legislativa - MS

A deputada Gleice Jane (PT) abordou na tribuna, durante a sessão plenária desta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o recente episódio de conflito agrário que houve no Estado. “Considero que há um ataque do próprio Estado em relação aos povos indígenas, que, inclusive, publicou uma nota em sua rede social sobre as políticas públicas efetivas dirigidas aos indígenas”, considerou. 

Gleice Jane fala sobre a realidade dos povos indígenas em Dourados. “Não há política públicas com fortalecimento da cultura, nem água com foi referido, o problema da água em Dourados não foi resolvido. Na cultura, nós sabemos que não há qualquer investimento, também falta demanda em atendimento de segurança, tanto nas aldeias, como nas cidades", destacou a parlamentar. 

“O governador não atendeu com dignidade a luta de um povo que luta por água, um povo que teve seu território roubado, e neste momento, quando esses povos lutam para recuperar seu território, lutam por água, por cultura e seu espaço, levam bomba e bala. Eu poderia falar de tantas outras questões aqui, mas a situação é complicada, hoje em Dourados está presente equipe do Governo Federal dialogando com todos os entes federados e eu espero que o Governo do Estado atenda aos povos indígenas da maneira que eles merecem”, concluiu Gleice Jane.

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), lembrou de recente apresentação que apreciou na cidade de Anastácio, em Mato Grosso do Sul. “A cultura indígena é essencial, estive em Anastácio e venho aqui parabenizar pela organização do Festival Balaio Cultural, Todas as Tribos em um Só Espaço, com uma programação que celebra a diversidade e o talento local. A Orquestra Indígena Terena Teko Arandú, do Instituto RessoArte, com uma apresentação de nível nacional”, ressaltou.