Durante a sessão plenária ordinária desta terça-feira (28), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), abriu os trabalhos prestando homenagem aos servidores públicos, em celebração ao dia dedicado a esses profissionais essenciais ao funcionamento do Estado.
Em sua fala, o parlamentar lembrou da 3ª Corrida dos Poderes, realizada no último sábado (25), em Campo Grande, evento que reuniu cerca de cinco mil pessoas e se consolidou como um marco de integração entre os servidores e a sociedade. “Foi uma confraternização com muita energia positiva, integração e a participação de cinco mil pessoas. Essa corrida passou a ser a corrida da sociedade sul-mato-grossense”, afirmou Gerson Claro.
O presidente também parabenizou as madrinhas do evento, Kátia Claro e Mônica Riedel, primeira-dama do Estado, além da coordenadora Kassilene Cardadeiro, pelo empenho na organização da corrida.
Em mensagem direta aos servidores, Gerson Claro reforçou o papel essencial de cada profissional que atua na administração pública: “Vocês que estão em cada posto de saúde, na segurança, em escolas, na infraestrutura — em cada lugar que cuida de cada cidadão sul-mato-grossense. Queremos comemorar com muita alegria o trabalho e a dedicação de todos vocês.”
Durante a sessão, foi exibido um vídeo produzido pela TV ALEMS sobre a Corrida dos Poderes, iniciativa que tem como foco principal valorizar o servidor público e incentivar a integração entre os órgãos e poderes do Estado.
Assista ao vídeo da Corrida dos Poderes
Importância do serviço público
A deputada Lia Nogueira (PSDB) também se pronunciou, estendendo sua homenagem aos servidores de todas as esferas. “É uma data bastante significativa. Os servidores públicos estaduais, municipais e federais são trabalhadores que servem a população com dedicação e compromisso”, afirmou.
O deputado Lidio Lopes (sem partido), servidor de carreira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), destacou a relevância do serviço público como base da gestão estatal. “Nós, mandatários, se não renovarmos nosso compromisso com a população, não continuamos. Já os servidores efetivos permanecem. Aqui temos pessoas históricas no nosso Parlamento. Me sinto honrado em fazer parte do Legislativo estadual. Hoje é um dia de celebrar.”
A deputada Gleice Jane (PT) ressaltou a importância dos servidores na condução do Estado, mas alertou para as dificuldades enfrentadas em diversas áreas, especialmente na educação. “Nossa saúde é terceirizada em todos os serviços, os policiais militares lutam por horas extras. Esses ataques aos servidores são consequência de um movimento que pretende acabar com o serviço público gratuito. É um momento de reflexão e valorização”, pontuou.
O Dia do Servidor Público é uma oportunidade para reconhecer e agradecer a quem, com competência e vocação, ajuda a manter o funcionamento dos órgãos públicos e a qualidade dos serviços prestados à população. São esses profissionais que fazem o Estado acontecer todos os dias, com trabalho, comprometimento e espírito público.
Sisalms, valorização, novos avanços
Em pronunciamento, a jornalista Evellyn Abelha, presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Sisalms), ocupou a tribuna para discursar sobre o Dia do Servidor. Ela destacou a nova gestão da entidade, formada por 20 servidores do Parlamento, que tomou posse em 1º de outubro e segue até setembro de 2028, e reforçou a necessidade de realização de concurso público na Casa de Leis.
“A Chapa Avançar foi eleita com a proposta de conquistar novos benefícios e direitos a todos os servidores e de fortalecer a valorização permanente de quem trabalha no Parlamento”, afirmou Evellyn. A sindicalista lembrou que a nova diretoria já participou de campanhas como Caixa Encantada e Outubro Rosa, além da Semana do Servidor, realizada em parceria com a Escola do Legislativo.
“Reafirmamos o compromisso de estarmos ainda mais próximos, porque entendemos que não há sucesso sem parceria, reconhecimento e confiança.”
Evellyn informou que o sindicato já está em pré-campanha salarial para 2026, buscando um reajuste real na tabela de vencimentos iniciais e um aumento no auxílio-saúde para servidores efetivos, comissionados, aposentados e pensionistas.
Ela destacou também as melhorias implementadas na atual Legislatura, como novo estacionamento, refeitório, Estatuto e Planos de Cargos, Carreira e Vencimentos, e as obras para o novo plenário. “Esperamos que o próximo concurso público amplie o quadro efetivo para acompanhar a evolução estrutural do Poder Legislativo”, disse, citando cargos como engenheiro civil, policial legislativo, técnicos administrativos, intérpretes de Libras, advogados e cerimonialistas.
A presidente do Sisalms ainda salientou o compromisso de modernizar a gestão sindical, com a criação do site www.sisalms.org . “É uma ferramenta em evolução para divulgar as atividades do sindicato aos filiados, aos demais servidores, aos deputados e à sociedade.”
Encerrando seu discurso, Evellyn Abelha felicitou os servidores públicos do Brasil e da ALEMS: “Nós, servidores públicos, somos essenciais para o desenvolvimento do nosso Estado e do país. Sintam-se peças importantes dessa engrenagem que movimenta nossa sociedade. Temos a missão de servir com ética, honra, valor e profissionalismo.”
Por fim, alertou para os impactos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 38/2025), que trata da Reforma Administrativa. “A proposta apresenta pontos prejudiciais aos servidores e interfere nas ações dos legislativos estaduais e municipais. Nós, do Sisalms, estamos atentos e unidos contra qualquer mudança que retire direitos.”