O resultado não foi dos melhores, mas serviu para comemoração. Por outro lado, a atuação não foi das piores, mas gerou preocupação. Apesar de Jorge Jesus ter dito que gostou do que viu no empate com o Corinthians no último domingo, o Flamengo ficou devendo na partida, principalmente ofensivamente, e saiu no lucro com o 1 a 1 na Arena Corinthians (veja os lances no vídeo abaixo). Nitidamente o Rubro-Negro perdeu poder de criação às vésperas do jogo "mais importante do ano", contra o Emelec pelas oitavas de final da Libertadores.
Aquela impressão deixada na goleada por 6 a 1 sobre o Goiás, há uma semana, por enquanto foi a exceção à regra. Nos outros três jogos sob o comando de Jorge Jesus, o time foi inconstante e teve dificuldades. Fora de casa, tem atuado com um volante a mais, enquanto no Maracanã tenta ser mais ofensivo. E sempre priorizando a posse de bola: teve 74% contra o Esmeraldino, 63% diante do Athletico-PR e chegou a 65% contra o Corinthians, mas terminou com 58%.
Sem seus principais articuladores, Jesus ainda não encontrou o melhor encaixe. Contra o Corinthians, promoveu a estreia de Gerson, mas como ponta esquerda, e não como volante como pretende escalá-lo. O time ficou torto com Vitinho na direita, e Diego não rendeu mais avançado. Como a bola não chegava, Gabigol voltava demais, e o Flamengo não criava. O gol saiu de bola parada. A única jogada trabalhada foi a de Berrío, Lincoln e a furada de Bruno Henrique no fim.
Gerson estreou com menos de uma semana de treino e foi discreto — Foto: Renato Pizzuttto/BP Filmes
Com pouco tempo para treinar, Jorge Jesus terá que buscar soluções para aumentar o poder ofensivo da equipe na Libertadores. Ainda lesionado, Arrascaeta é desfalque certo, e Everton Ribeiro é dúvida por causa de dores no pé esquerdo. O Flamengo treina na manhã desta segunda-feira no CT do Corinthians e embarca de tarde para o Equador. O Rubro-Negro visita o Emelec na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio George Capwell, em Guayaquil.
*Globo Esporte
Mín. 23° Máx. 39°