Já está disponível no YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul a nova edição do programa Fazendo Arte, que também integra a grade da TV ALEMS — tanto na internet quanto pelo canal 7.2. O episódio apresenta uma diversidade de expressões culturais: conversa com a escritora Marcella Arruda sobre o livro 'Poemas e dilemas (extra) ordinários'; bate-papo com a arte-educadora Shandra Martins a respeito dos chacras, tecelagem da geometria sagrada e a música medicina; participação da produtora cultural Andrea Freire falando do 3º Festival de Cinema Bonito CineSur; além de um olhar sobre o documentário do Hospital São Julião, homenagens a Ney Latorraca e música autoral com Dovalle e Seu Zózimo.
Em 2024, a escritora e profissional da linguagem Marcella Arruda lançou o livro 'Poemas e dilemas (extra) ordinários', publicado pelo selo independente Bar Editora. A obra é marcada por sentimentos, questionamentos, lembranças e afetos, e também inspirou o podcast de mesmo nome, que propõe uma nova forma de vivenciar a poesia.
O Bonito CineSur chegou à sua 3ª edição entre os dias 25 de julho e 2 de agosto, exibindo 63 filmes sul-americanos. O festival abordou temáticas ambientais, promoveu mostras regionais e infantis, e realizou debates e oficinas que aproximaram o público da sétima arte. No programa, a coordenadora Andrea Freire comenta a importância da iniciativa e o impacto cultural do evento.
Já a arte-educadora, professora de yoga, musicista e tecelã da geometria sagrada, Shandra Martins, pesquisa os chacras há anos, integrando energia, psiquê e corpo físico. Também cantora e compositora, ela compartilha no programa suas vivências com a música medicina e com a arte como instrumento de equilíbrio e autoconhecimento.
São Julião: a arte de reabilitar vidas
Lançado em agosto, o documentário 'Hospital São Julião: A arte de reabilitar vidas' celebra a história da instituição e o legado da irmã Sílvia Vecellio. Produzido pela Macro Vídeo, em coprodução com a TBX e a Uaná Produções, o filme mistura ficção e depoimentos reais para mostrar como a arte foi usada como terapia e instrumento de dignidade para pessoas com hanseníase.
O lançamento contou com a presença do diretor e produtor cultural Edi Botelho, viúvo do ator Ney Latorraca, falecido em 2024. Ney foi voluntário na causa da hanseníase desde 1994 e destinou parte de sua herança ao hospital e a outras instituições. No programa, Edi relembra a relação do artista com Campo Grande e com o São Julião. A conselheira municipal de Cultura, Carmen de Eugenio, também fala sobre os laços de amizade que uniam as famílias dos dois.
Música para sentir e dançar
O músico Dovalle traz ao Fazendo Arte um show que mistura ritmos latinos, fronteiriços e românticos, unificados pelo estilo popularmente conhecido como brega. Com letras intensas e dançantes, o artista transforma vivências em poesia e convida o público a se emocionar. Ao lado de Seu Zózimo, apresenta as músicas O último cigarro, Tamagotchi, Memórias reais e Bandeira.
Sobre o programa
Voltado à valorização do universo cultural regional, o Fazendo Arte apresenta produções e histórias de artistas que fortalecem a cultura sul-mato-grossense. Produzido e apresentado pelo jornalista João Humberto, o programa vai ao ar na TV ALEMS nas segundas às 17h45, quartas às 18h45, sábados às 12h e domingos às 21h. Os episódios também podem ser assistidos na playlist oficial da atração no YouTube da Casa de Leis.