Geral Dourados - MS
Em três meses, Patrulha Maria da Penha faz mais de 500 atendimentos em Dourados
A patrulha Maria da Penha conta com ação direta de 13 servidores da Guarda Municipal e apoio de todos os demais servidores desta instituição. Atua ...
07/11/2025 07h57
Por: Tribuna Popular Fonte: Prefeitura de Dourados - MS

A patrulha Maria da Penha conta com ação direta de 13 servidores da Guarda Municipal e apoio de todos os demais servidores desta instituição. Atua em conjunto com o Promuse (Programa Mulher Segura) da Polícia Militar (PM-MS), Ministério Público Estadual, Polícia Civil de MS, Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher e outros órgãos que tratam da mesma causa. Cada equipe é composta por três agentes da GMD, sendo um deles, obrigatoriamente, do sexo feminino. As equipes trabalham em plantão 24 horas.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS

A sede da Patrulha Maria da Penha está localizada na Praça Antônio João e conta com uma servidora da Guarda Municipal para a realização de triagem das vítimas de violência doméstica, organização de documentos, cronograma de medidas protetivas, palestras e outras demandas das equipes de campo.

O atual diretor-geral da Guarda Municipal de Dourados, Jamil da Costa Matos considera que a violência no ambiente familiar é um problema grave e requer medidas urgentes e a criação da Patrulha Maria da Penha vem no sentido de auxiliar na resolução desse problema. “A principal beneficiária dos nossos serviços são as vitimas e sua famílias, pois podem contar com as equipes da Guarda Municipal de forma ininterrupta, no que diz respeito à segurança e orientação”, enfatiza, ressaltando que “melhores resultados serão alcançados com trabalho de conscientização e união de todos os segmentos da sociedade”.