Policial Abuso de Poder
Promotor investigará fiscalização feita por vereadora em unidades de saúde
O promotor do Ministério Público Estadual, Luiz Eduardo Sant’anna Pinheir, abriu um procedimento preparatório para apurar possíveis irregularidades nas fiscalizações realizadas nas unidades de saúde de Dourados pela vereadora Isa Marcondes (Republicanos)
08/11/2025 09h33
Por: Tribuna Popular Fonte: Investiga MS
Imagem: Reprodução

“Apurar possíveis irregularidades no exercício da fiscalização parlamentar em unidades de saúde de Dourados/MS, visando à definição de diretrizes que assegurem o respeito aos protocolos institucionais e aos programas de proteção aos profissionais que nelas atuam”, diz a justificativa.

Isa ficou famosa pelas fiscalizações feitas antes mesmo de ser eleita. Depois, estabeleceu a fiscalização na saúde como prioridade e enfrentou resistência.

Em junho, por 13 votos a seis, vereadores rejeitaram um pedido de comissão processante feito por um médico contra a atuação parlamentar em unidades de saúde.

Um médico do Município de Dourados apresentou pedido de abertura de comissão processante contra a vereadora mais votada em Dourados, Isa Marcondes (Republicanos), conhecida como “Cavala”.

No pedido, o médico alegou quebra de decoro pela exposição indevida e “instigação à hostilidade contra servidor no exercício da função.

Na tribuna, antes da votação, a vereadora classificou a denúncia como vazia, afirmando que sempre é educada e conversa com os coordenadores das unidades. No discurso, pontuou que é dever fiscalizar órgãos públicos, maus-tratos contra população e horários dos servidores, que devem ser cumpridos para não deixar a população “a Deus dará na recepção, passando calor”.

Votaram contra a abertura: Laudir Munaretto (MDB), Marcelo Mourão (PL), Cemar Arnal (PP), Alex Cadeirante (PSDB), Márcio Pudim (PSDB), Rogério Yuri (PSDB), Pedro Pepa (PSDB), Edson Souza (União), Dil do Povo (União), Karla Gomes (Podemos), Sargento Prates (PL), Dalton (PL) e Daniel Jr (PP).

Foram favoráveis: Franklin (PT), Elias Ishy (PT), Sérgio Nogueira (PSDB), Jânio Miguel (PP), Inspetor Cabral (PSD) e Ana Paula (Republicanos).

Fiscalização terminou na delegacia

No dia 3 de julho, Isa foi parar na delegacia após um desentendimento com um médico em Dourados.

Procurada pela reportagem, a vereadora enviou uma mensagem que motivou a visita à unidade de saúde. “Oi, Isa, bom dia. Eu gostaria de fazer uma reclamação sobre o posto de saúde de Indapolis. É que, assim, o médico é novo e está faltando muito. O povo ta ficando sem receita de remédio e ele é muito estúpido com as pessoas daqui”, reclamou.

Com o pedido, a vereadora foi até a unidade, momento em que o médico foi tirar satisfação. O médico questionou uma postagem da vereadora, onde ela teria reclamado da ausência de médico. Segundo ele, estava em visita domiciliar.

O médico pediu retratação e gerou uma confusão, com diversas palavras de baixo calão. A vereadora deu voz de prisão ao médico e a confusão quase terminou em agressão física.