A expressão "o bom filho à casa torna" pode certamente descrever a iminente chegada de Pará ao Santos. Embora não tenha sido revelado pelo Santos, o lateral-direito ganhou projeção nacional no time da Vila Belmiro, onde conquistou títulos importantes.
Hoje, está muito próximo de ter seu retorno ao Peixe confirmado – já liberado pelo Flamengo, resta apenas a realização de exames médicos e assinatura de contrato.
Nascido em São João do Araguaia, no estado que leva como apelido, Pará surgiu para o futebol bem longe de casa. Foi no Santo André que o atleta se profissionalizou em 2004 e permaneceu até 2008, quando se transferiu para o Santos.
Antes do Peixe, Pará esteve no histórico time do Santo André que venceu o Flamengo e conquistou a Copa do Brasil, em 2008.
Depois disso, o lateral-direito foi contratado pelo Santos e fez parte de um time que fez história no Brasil. Por isso, o GloboEsporte.com reuniu pontos importantes da primeira passagem de Pará pelo Peixe para o torcedor santista relembrar. Veja abaixo:
Um dos motivos que fez Pará se destacar no Santos foi sua versatilidade dentro de campo – qualidade aprovada por Sampaoli, que pede isso a todos os jogadores.
Apesar de ser lateral-direito de origem, em sua primeira passagem pelo Santos, Pará chegou a atuar como lateral-esquerdo e até volante. Por isso, o atleta conquistou seu espaço e, aos poucos, foi se tornando cada vez mais importante no elenco.
No Santos, Pará fez parte do time mais importante do clube na década até aqui. Ao lado do chamado "Quarteto Santástico", formado por Neymar, Robinho, Paulo Henrique Ganso e André, o lateral entrou para a história do Peixe com o título da Libertadores da América de 2011.
Apesar de não ter tanto destaque (e holofote) quanto os quatro atletas mais ofensivos, Pará sempre garantiu seu espaço no elenco santista e foi importante no setor defensivo das conquistas que participou no clube.
Ele, inclusive, foi titular no primeiro jogo da decisão contra o Peñarol, disputado no Uruguai. Na partida do título, o lateral entrou no decorrer do confronto.
Pará e Neymar no Santos — Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC
A passagem de Pará pelo Santos durou quatro anos.
No período, o atleta esteve presente nas conquistas mais importantes da história recente do clube: Copa do Brasil de 2010 e Libertadores de 2011.
Além dos títulos de grande expressão, o lateral ainda venceu três Campeonatos Paulistas, em 2010, 2011 e 2012, ano em que o Peixe ainda conquistou a Recopa Sul-Americana, mas Pará já havia sido emprestado ao Grêmio.
Pará em ação pelo Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Foi no Paulistão de 2010 que Pará marcou um de seus gols mais bonitos com a camisa do Santos. Em março daquele ano, na Vila Belmiro, o lateral abriu o placar da derrota do Peixe para o Palmeiras, por 4 a 3, em um jogo recheado de polêmicas.
Sete anos depois, Pará tem tudo encaminhado para retornar ao Santos após passagens por Grêmio e Flamengo, além de boas atuações e titularidade nos dois clubes. Recentemente, perdeu espaço no time carioca por conta da contratação de Rafinha do Rubro-Negro.
No Santos, o lateral chega para disputar posição com Victor Ferraz, que não tem um reserva absoluto. A princípio, a ideia é que ele seja "sombra" do titular do setor.
Com Pará, o técnico Jorge Sampaoli terá mais uma opção para continuar dando versatilidade ao time e surpreendendo os adversários.
O Santos é o líder do Brasileirão, com 29 pontos, dois à frente do Palmeiras, o segundo colocado, que enfrenta o Corinthians, fora de casa, também neste domingo. O jogo do Peixe será no mesmo dia, às 11h, contra o Goiás, na Vila Belmiro.
Mín. 23° Máx. 39°