Em reconhecimento ao trabalho de combate ao racismo e a valorização da cultura negra, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) agraciou a secretária de estado da cidadania de Mato Grosso do Sul, Viviane Luiza, com o Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva. O evento, realizado na noite desta terça-feira, 18, homenageou 26 personalidades sul-mato-grossenses que atuam no enfrentamento ao racismo e na promoção da cultura antirracista.
A honraria foi instituída pela Resolução 36/2009, por iniciativa do deputado Amarildo Cruz (PT), falecido em março de 2023. Por proposição da deputada Gleice Jane (PT), o nome “Tia Eva” passou a constar na homenagem por meio da Resolução 108/2024. A comenda é concedida em homenagem as pessoas físicas ou jurídicas, como instituições públicas, organizações não-governamentais, universidades ou outros, que tenham efetiva atuação junto à causa. Durante a solene, a produtora cultural Giulia Schroder e o produtor artístico Jorge Aluvaiá fizeram uma apresentação musical ao som de berimbau e percussão.
Viviane Luiza externou sua felicidade ao receber a honraria: “Receber a homenagem do deputado Hashioka é o reconhecimento do trabalho que nós estamos fazendo na Secretaria de Estado de Cidadania, mais especificamente para a igualdade racial”. A secretária informou que este ano foi publicado o decreto 16.602, que trata do racismo, o programa MS Sem Racismo. “Este mês, nós publicamos as ações de um Estado sem racismo e receber esta noite a honraria do deputado Hashioka, que reconhece e chancela o trabalho que o Governo do Estado está fazendo para a população negra, que é mais de 50% da nossa população sul-mato-grossense, é gratificante”, declarou.
Para o parlamentar, destacar o trabalho da laureada é uma forma de reconhecer e valorizar seu papel na luta contra o preconceito. “Uma honra entregar esta homenagem à secretária Viviane, referência no trabalho de fortalecimento das políticas públicas que buscam criar uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”, ressaltou o deputado.
Currículo da homenageada – Graduada em História pela Universidade Católica Dom Bosco, mestre do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local da UCDB, e PhD em andamento em Antropologia na Universidade de Manitoba, no Canadá, Viviane foi pesquisadora do Museu de Etnografia de Viena, capital da Áustria.
A homenageada trabalha há 20 anos com as comunidades indígenas, além de ser idealizadora do projeto Centros Culturais nas Comunidades e assessora para as Associações Indígenas de Fomento da Economia nas comunidades de Mato Grosso do Sul. atualmente exerce a função de secretária de estado da cidadania, executando políticas públicas para juventude, mulheres, povos originários, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, assuntos comunitários e pessoas idosas e igualdade racial.
Sobre o decreto – O Decreto nº 16.602, de 3 de abril de 2025, institui o Programa MS Sem Racismo no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. O decreto visa implementar ações estratégicas para combater o racismo e a intolerância religiosa, alinhado com o Estatuto da Igualdade Racial e a Agenda 2030 da ONU. A gestão do programa fica sob responsabilidade da Secretaria de Estado responsável pelas políticas públicas da cidadania.
Para mais fotos, clique aqui .