A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), mantém Ecopontos em três regiões da cidade para o descarte correto de alguns resíduos, que não são recolhidos pela coleta de lixo comum. Nos primeiros dez meses de 2025, aproximadamente 20 toneladas de resíduos foram descartadas nesses locais, considerando o volume médio de 2 mil toneladas/mês.
O secretário-adjunto da Semsur, Ângelo Augusto Gomes dos Santos, observa que a coleta de lixo não prevê o recolhimento de alguns itens e o descarte é de responsabilidade do morador. “Esses materiais devem ser levados para os ecopontos, que são locais gratuitos. Com isso, evita que terrenos baldios sejam usados como pontos de descarte irregular”, explica.
Nos ecopontos podem ser descartados resíduos de construção civil; resíduos volumosos, como mobílias, sucatas e madeiras; resíduos recicláveis, como metal, plásticos, vidros, papel e papelão; além de galhos e podas e resíduos comuns não perigosos. O limite diário de descarte é de 2 m³ (dois metros cúbicos) por habitante. O material descartado tem como destino o Aterro Sanitário Municipal.
Não podem ser descartados nos ecopontos, resíduos considerados perigosos, como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes; resíduos de serviço de saúde, como seringas, agulhas e medicamentos, além de animais mortos.
ECOPONTOS VANTAGENS
Utilizar ecopontos para o descarte de resíduos traz diversas vantagens, tanto para o meio ambiente quanto para a comunidade. Entre as principais vantagens, estão a redução do impacto ambiental já que ao descartar corretamente, você contribui para a redução da poluição e do acúmulo de lixo em aterros, além de contribuir com a redução dos lixões clandestinos.
A utilização de ecopontos também contribui para a reciclagem, já que muitos dos materiais descartados são reciclados, o que ajuda a conservar recursos naturais. Outra vantagem é a diminuição de focos de doenças, uma vez que o descarte adequado de resíduos como pneus e entulho evita a criação de focos de doenças, como a dengue. Os ecopontos também geram economia de recursos públicos, uma vez que ao descartar resíduos em locais adequados o cidadão evita custos adicionais para a administração pública, como a limpeza de áreas ilegais de descarte.
O uso correto dos ecopontos é essencial para garantir uma gestão de resíduos eficiente e responsável. Ao saber o que pode ser descartado nesses locais, você contribui para a preservação do meio ambiente e ajuda a manter sua cidade limpa e organizada. Faça sua parte, separe seus resíduos e leve-os ao ecoponto mais próximo. Dessa forma, você estará contribuindo para um futuro mais sustentável de Dourados.
LOCAIS E HORÁRIOS
Dourados conta com três Ecopontos em pleno funcionamento: Ecoponto 1, na Rua Bolívar Loureiro Rocha esquina com Rua Rosa Maria, no bairro Nossa Srª Aparecida, região da Vila Cachoeirinha; Ecoponto 2, na Rua Lindalva Marques Ferreira esquina com Rua Neinaldo Souza de Oliveira, no bairro Parque do Lago II; e o Ecoponto 3, na Rua Tibre esquina com Rua Danilo Vilhalva Paixão, no bairro Vila Roma II.
Os Ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 17h. Aos sábados o funcionamento é das 7h às 11h e das 12h às 16h.
Atenção: neste feriado, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos mantém o recebimento de galhos no espaço anexo ao Viveiro Municipal, localizado na Rua Honduras, próximo à BR-463, no Parque das Nações I, para atender os podadores de árvores que irão trabalhar.