Geral Dourados - MS
Prefeitura inicia obras para acabar com alagamentos no final da Rua Pedro Rigotti
A Prefeitura de Dourados iniciou uma série de intervenções para reduzir os constantes alagamentos registrados no final da Rua Pedro Rigotti, no Jar...
19/11/2025 13h21
Por: Tribuna Popular Fonte: Prefeitura de Dourados - MS

A Prefeitura de Dourados iniciou uma série de intervenções para reduzir os constantes alagamentos registrados no final da Rua Pedro Rigotti, no Jardim Santo André. A região, localizada em área de declive e próxima à nascente do Córrego Paragem, sofre há anos com enxurradas que atingem moradores e comércios situados aos fundos do Parque Arnulpho Fioravanti.

Os trabalhos incluem nivelamento da via, cascalhamento com fresa asfáltica e a construção de duas canaletas superficiais para direcionar o grande volume de água das chuvas até o córrego. As medidas têm caráter emergencial e visam garantir condições mínimas de trafegabilidade e segurança, especialmente durante períodos chuvosos.

O prefeito Marçal Filho esteve no local na manhã desta quarta-feira (19) para acompanhar a execução dos serviços, ao lado do vereador Rogério Yuri, que formalizou o pedido na última sexta-feira. Segundo o prefeito, a solicitação foi atendida imediatamente, com envio de equipes da Secretaria Municipal de Obras para analisar a situação e iniciar as ações já no início da semana.

A primeira etapa consistiu no nivelamento de aproximadamente 200 metros da Pedro Rigotti, além de outros 50 metros no trecho final da Rua Cuiabá. Por ser uma área baixa e próximo a nascente do córrego, as enxurradas provenientes do Jardim Santo André e do Jardim Sulmat direcionam para a região, tornando o trecho intransitável.

Marçal Filho destacou a importância dos trabalhos. “Estamos recebendo muitas reclamações sobre alagamentos e dificuldades de tráfego”, narrou. “Na sexta-feira, o vereador Rogério Yuri nos apresentou o problema e imediatamente acionei a Secretaria Municipal de Obras”, prosseguiu. “A equipe já está aqui fazendo o cascalhamento com fresa e preparando um sistema para que a água escoe corretamente para o córrego, evitando novos alagamentos”, completou Marçal Filho.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS

Vereador Rogério Yuri, o morador Nivaldo Bernardino e o prefeito Marçal Filho

O vereador destacou que os moradores enfrentam o problema há pelo menos uma década, sem que gestões anteriores tenham adotado soluções definitivas. Ele lembrou que, mesmo durante seu mandato anterior de vereador, diversos pedidos foram protocolados, mas nunca atendidos. “As manutenções que ocorreram aqui nos governos passados foram pequenas”, observou. “Temos comerciantes e famílias que ficam ilhados quando chove”, explicou. “Agora, finalmente, o atendimento foi imediato pelo prefeito Marçal. Esse pedido é da comunidade”, concluiu Yuri.

O comerciante e morador Nivaldo Bernardino, proprietário de uma marcenaria no fim da Pedro Rigotti, também comemorou o início das obras. Segundo ele, a situação vinha se agravando a cada ano. “Fui várias vezes à Secretaria de Obras na gestão passada e nunca fomos atendidos”, contou. “Agora, as máquinas estão aqui para amenizar a problemática”, observou. “Só temos a agradecer ao vereador e ao prefeito”, afirmou Nivaldo.

Com as intervenções, a Prefeitura espera reduzir significativamente os impactos advindos de enxurradas provenientes  das chuvas na região e trazer mais segurança e qualidade de vida aos moradores e trabalhadores que vivem aos fundos do Parque Arnulpho Fioravanti.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS